Foto – Getty images
Logo após o início das atividades do Desenrola Brasil, programa do governo federal para renegociação de dívidas, golpistas aproveitam a iniciativa para atrair novas vítimas. Iscas para fraudes como links para cadastros enganosos, propostas com condições “milagrosas”, e um site falso do Serasa, por exemplo, começaram a pipocar nas redes sociais desde 17 de julho.
As formas de enganar os inadimplentes aparecem em diferentes formatos. Inclusive, em sites ou perfis falsos nas redes com símbolos do governo e do programa, na tentativa de passar credibilidade ao usuário.
Há ainda posts impulsionados no Facebook e Instagram, além de mensagens via SMS e WhatsApp, que solicitam dados pessoais como CPF e pedem o pagamento de taxas com a promessa de limpar o nome.
Em meio à onda de fraudes, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu alertas para os brasileiros que querem sair do vermelho e estão suscetíveis à ação dos criminosos.
O principal deles é que os bancos participantes do programa têm os próprios canais para correntistas. Ou seja, quem é endividado deve procurar diretamente a instituição financeira, e não o contrário. Por isso, qualquer suposto contato bancário é sinal de golpe.
Fonte – Metrópoles