A data em que se comemora o grito da Independência brasileira está chegando e as fanfarras da rede municipal de ensino de Palmas estão se preparando para o Desfile Cívico e Militar em comemoração aos 195 anos da Independência do Brasil. Ao todo, cinco escolas municipais irão participar e os ensaios não param. Neste sábado, 2, os alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Mestre Pacífico Siqueira Campos irão ensaiar em frente à escola, às 18h30.

WhatsApp Image 2017-09-01 at 09.36.22

O Desfile Cívico e Militar será realizado no dia 7 de setembro, em frente à Polícia Federal, na Avenida Teotônio Segurado, região Norte da capital, a partir das 17 horas e contará com a participação de mais de 1200 alunos de 11 escolas da rede.

Cinco fanfarras das escolas Beatriz Rodrigues, Pe. Josimo, Mestre Pacífico, Eurídice Ferreira de Mello e Sávia Fernandes, estão ensaiando durante a semana e até nos finais de semana para apresentar na avenida, harmonia e sincronia de som e coreografia. A fanfarra da Escola Beatriz Rodrigues, criada em 2014, vai levar para a avenida 32 integrantes.

“Estamos treinando desde o início de agosto para fazer uma apresentação brilhante, que chame a atenção, estamos preparando uma surpresa para todos que forem assistir ao desfile”, afirma a professora de fanfarra, Ana Cristina Costa Santos. A professora conta que os alunos estão empolgados em representar a escola durante o desfile de 7 de setembro. “Ainda mais que muitos deles irão se apresentar pela primeira vez. Eles usarão uniformes novos, instrumentos novos e querem fazer bonito na avenida”.

Integrante da fanfara há dois anos, Rhanya Pimentel Ribeiro, 15 anos, aluna do 9º ano, diz que já desfilou em três eventos comemorativos e que a expectativa para o desfile é a de abrilhantar ainda mais o Ato Cívico. “Acho muito importante se comemorar o dia da Independência do Brasil, e penso que cada cidade deveria celebrar essa data”.

Quem também está empolgado com a apresentação do seu grupo é Lucas Pires, 15 anos, aluno da Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos. Veterano na fanfarra, onde toca há três anos, o aluno afirma “Nós vamos chegar lá chegando, destruindo todas as fanfarras, seremos os melhores na avenida, estamos preparando muitas surpresas”.

Ao todo, o Ato Cívico contará com a participação de mais de 2 mil integrantes entre alunos e representantes das corporações militares do Exército, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Metropolitana e Trânsito Municipal.