O município de Paraíso do Tocantins completa nesta quarta-feira, dia 23, seus 56 anos de emancipação política. A data festiva foi celebrada na Avenida Bernardo Sayão, com o tradicional desfile promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que teve início às 7h e contou com a participação de instituições educacionais e outras entidades, como o Sindicato Rural, Secretarias Municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, dentre outras.
O tema do desfile deste ano foi “A leitura e seus encantos” e dentro da programação não faltou homenagens aos grandes escritores brasileiros e estrangeiros, além dos representantes da literatura local.
O ato contou com a presença de centenas de paraisenses e visitantes que acordaram cedo para prestigiar todas as apresentações. O Prefeito Interino de Paraíso, Celso Morais, acompanhou, do dispositivo de honra, todas as apresentações. Também estiveram presentes na oportunidade, os Deputados Estaduais Nilton Franco (MDB) e Ivan Vaqueiro (PPS), representantes dos Deputados Federais Dulce Miranda (MDB – TO), Osires Damaso (PSC – TO) e Vicentinho Júnior (PL – TO), além da Prefeita de Chapada de Areia, Maria de Jesus e representantes do legislativo municipal, dentre outras autoridades.
Para Celso Morais, a comunidade tem papel fundamental no sucesso de mais um desfile do Aniversário de Paraíso. “Foi mais um sucesso da gestão e de toda a comunidade de Paraíso, que abrilhantou a todos com estas lindas apresentações. A população tem nos apoiado nesta ação e a cada dia que passa o desfile surpreende de forma positiva”, destaca o Prefeito Interino.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Lizete Coelho parabenizou a todos os envolvidos na realização. “Quero parabenizar, em nome do Prefeito Licenciado, Moisés Avelino e do Prefeito Interino, Celso Morais; toda a comunidade, as escolas e entidades envolvidas, pelo belíssimo evento que fizemos hoje que demonstra a importância de nossa cidade e de todos que aqui vivem”, ressalta.
Paraíso do Tocantins
Paraíso foi emancipada no dia 23 de outubro de 1963, desmembrada do município de Pium, com o nome de Paraíso do Norte de Goiás. Com a criação do Estado do Tocantins, o município mudou o nome para Paraíso do Tocantins.
Localizada às margens da BR – 153 (Belém/Brasília) e considerada a capital econômica da região do Vale do Araguaia, Paraíso é o portal de entrada do ecoturismo, com acesso ao Parque Estadual do Cantão e Ilha do Bananal. Hoje o município conta com uma população superior à 50 mil habitantes.
Texto: Fernando Rios / Ascom Paraíso do Tocantins