Vários atos cívicos aconteceram nesta quinta-feira, dia 7 de setembro em vários municípios. A Gazeta mostra como foi o desfile em alguns municípios:

Paraíso do Tocantins

Em referência ao Dia da Independência do Brasil, data que é celebrada anualmente no dia 7 de setembro, a Prefeitura de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria de Educação e Cultura, promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 6, um momento cívico com a participação de alunos das escolas de Paraíso e autoridades.

O ato, que teve início às 16h30, contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal, vereador JC (PMDB), da vereadora Josefa Araújo (PMDB) e dos vereadores Adriano Moraes (PPS), Whisllan Maciel (PSDB) e Paulo Sérgio Diniz (PSC). O Prefeito Moisés Avelino, o vice-prefeito Celso Moraes e a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Lizete Coelho, além do subcomandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Capitão Fernando, o Comandante da 3ª Cia do Corpo de Bombeiros, capitão Silvano Lopes, o Delegado Regional de Polícia Civil, José Antonio Silva e o Presidente da ACIP, Roberto Maia, também participaram da solenidade.

????????????????????????????????????

A programação contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e dos Hinos da Independência e da Bandeira, executados pela Banda Municipal Cora Coralina e a participação de soldados da Polícia Militar do Tocantins, além de apresentações de alunos.

Dianópolis

Cerca de 3 mil estudantes e 270 servidores da rede municipal e estadual de Ensino de Dianópolis se mobilizaram para a realização do tradicional desfile cívico em comemoração aos 195 anos da Independência da Brasil.

O evento organizado pela Diretoria Regional de Ensino (DRE) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Turismo e Cultura reuniu uma multidão na Praça Liberato Póvoa na manhã desta quinta-feira, 7.

DSC_9130

Estudantes e servidores de 11 Escolas, a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria Regional de Ensino proporcionaram um momento de reflexão e patriotismo junto a população de Dianópolis.

DSC_9158

Enfático em seu discurso o prefeito Padre Gleibson, falou sobre a importância da comemoração apesar das dificuldades éticas, morais, econômica e política pelas quais o Brasil tem passado e que o momento vai além da formalidade. “É uma demonstração do nosso respeito para com os símbolos da nossa Pátria. Um resgate dos nossos valores. Porque maior do que os problemas que atualmente enfrentamos, é nossa luta permanente pela democracia plena” ponderou o Gestor e concluiu, “é preciso entoar o grito diário de Independência Social contra a corrupção que oprime a nossa sociedade. Que faz os direitos comuns reféns de interesses particulares. Sempre penalizando os menos favorecidos. É nosso dever de cidadão e patriota lutar em prol de um Estado que esteja a serviço de todos” ressaltou.

DSC_9180

Neste ano o desfile contou ainda com o lançamento da Caminhada Passos que Salvam, uma iniciativa do Hospital do Câncer de Barretos em prol do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil e que conta com parceiros em Dianópolis. A Caminhada acontecerá simultaneamente em várias partes do Brasil, no dia 27 de Novembro.

DSC_9290

Escolas que Desfilaram

Colégio João D’Abreu, fundado em 1952 e situado na Rua Madre Belém no Centro de Dianópolis.

Escola Especial Colibri, fundada no ano de 2001 pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Escola Municipal São José, criada em 1958, uma das primeiras escolas públicas da cidade.

Escola Municipal Imaculada Conceição II, fundada no ano de 2016 para atender estudantes das fases iniciais do primeiro ao terceiro ano.

Escola Estadual Joca Costa, criada no ano de 1985 e 2015 foi unificada com a Escola Estadual Coquelin Aires Leal.

Escola Municipal Santa Luzia, criada no ano de 2007.

Escola Municipal Professor Renato Rodrigues Alves, criada no de 2017, primeira unidade escolar do município no Bairro mais populoso de Dianópolis, Nova Cidade.

Escola Imaculada Conceição, criada no ano de 2005, após mobilização de pais e moradores do Setor Cavalcante e bairros vizinhos.

Escola Batista Blonnye Holmes Foreman, vinculada a 1 Igreja Batista de Dianópolis, foi criada no ano de 1953.

Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa, fundado no ano de 1977, atualmente oferece o Ensino Médio de Tempo Integral baseado no Modelo de Escola da Escolha onde a centralidade é  Jovem e seu Projeto de Vida.

Escola Estadual Coronel Abílio Wolney, fundada no ano de 1967.

Pelotão Caminhada Passos que Salvam

Cariri do Tocantins

Os moradores de Cariri do Tocantins saíram de casa na manhã desta quinta-feira para acompanhar o Desfile de 7 de setembro em comemoração à Independência do Brasil. Cerca de 600 alunos das Escolas Municipal Divina Ribeiro Borges e Estadual Tarso Dutra apresentaram à avenida Bernardo Sayão  uma verdadeira aula de história. O tema escolhido foi “A Escola Proclamando a Independência do Brasil” e nesse contexto a primeira abordagem foi sobre a fauna, flora e os indígenas que aqui já habitavam antes da chegada de Pedro Alvares Cabral em 1822. Os alunos retrataram sobre o Brasil Colônia, que ficou sob o domínio de Portugal por mais de 300 anos, período em que os portugueses aproveitaram muito das riquezas do país como o ouro e o pau brasil. Os estudantes também retrataram a chegada da família real às nossas terras, a luta pela libertação do domínio da Coroa homenageando o inconfidente Tiradentes. A libertação dos escravos não ficou de fora das homenagens.

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

O homem do campo que produz o alimento que vai para nossa mesa e até é exportado foi lembrado, assim como as invenções brasileira, a exemplo do primeiro avião, o 14 bis de Santos Dumont. As bandeiras e as forças armadas também tiveram destaque.

A literatura brasileira foi abordada homenageando Ariano Suassuna, autor de várias obras como o auto da compadecida. O esporte foi retratado por meio da paixão nacional, o futebol. Como o desfile era feito por estudantes não poderia faltar uma alegoria que retratasse os direitos e deveres deles. “Eles tem direito à alimentação escolar, mas tem o dever de se comportar; eles têm direito à educação gratuita, mas têm que fazer suas atividades, eles têm direito ao transporte escolar, mas não podem faltar às aulas”, relatou o diretor da Escola Escolas Municipal Divina Ribeiro Borges, Iomar de Morais. Os tristes capítulos da política brasileira, que envolvem corrupção e o trabalho de investigação da Polícia Federal, por meio da Operação Lavajato, também foram abordados.

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

A dona de casa, Elfrina Custodio, que foi à avenida prestigiar especialmente um neto, afirmou que achou tudo lindo e que foi muito boa a iniciativa do prefeito Junior Marajó retomar essa importante festa. Quem também estava achando tudo muito bonito, organizado e estava filmando com celular para guardar a lembrança, foi Antônio Luiz Fernando, que tinha um filho participando. “Muito bom esse incentivo da escola às crianças sobre a nossa Pátria”, disse.

Quem disse que, apesar do sol está quente, estava valendo muito a pena enfrentá-lo porque as apresentações estavam muito bonitas e organizadas foi o agricultor Flausino Alves. Dona Maria Amazildes da Costa, também estava toda orgulhosa da filha que estava desfilando. “Há uns quatro anos que não tínhamos Desfile e estamos satisfeitos que agora está acontecendo e fiz questão de acompanhar porque é a história do nosso país que não podemos deixar ninguém esquecer”, relatou.

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

O prefeito Junior Marajó afirmou que enquanto estiver comandando a prefeitura de Cariri do Tocantins, esse Desfile de 7 de setembro vai acontecer. “Reativamos essa festa cívica e tudo está muito bonito. Acreditava que nossos educadores trariam um lindo desfile, mas confesso que superou as minhas expectativas e só tenho a agradecer ao empenho dessa equipe”, comentou completando que é responsabilidade do município, por meio da Secretaria Municipal de Educação promover nas crianças esse amor, respeito e dedicação à Pátria.