Maju Cotrim
Foi divulgada a lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional, que na definição do DIAP, são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, se destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
Do Tocantins o único nome na lista é o do senador do MDB, Eduardo Gomes que já galgou espaços inéditos para o Estado como conseguir já no primeiro mandato no Senado ser segundo secretário da mesa além de ser indicado vice-lider do governo Bolsonaro.
Gomes se destaca ainda em algumas discussões nacionais para o país como a de proteção de dados pessoais e também para o Estado do Tocantins como a criação da Universidade do Norte do Tocantins e tambem a inclusão dos municípios do Sudeste do Tocantins na região do Semiárido tocantinense.
Gomes deve destaque ainda na articulação dos interesses do Tocantins junto ao governo federal e demais órgãos. Conseguiu articular junto com a bancada audiência do governador Mauro Carlesse com o presidente Jair Bolsonaro para tratar de assuntos importantes e pendentes do Estado.
Outra coisa chama a atenção: a proximidade e trânsito de Gomes com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre que inclusive virá ao Estado nos próximos dias tratar de assuntos do Tocantins, conforme ele declarou em entrevista exclusiva à Gazeta.
Cabe destacar ainda nestes primeiros meses do ano a sessão solene realizada em homenagem a Palmas que teve ampla repercussão e presença de líderes do Estado.
Em suas falas e Discursos Gomes tem pregado a união política em prol do Tocantins e exaltado sempre o trabalho de toda a bancada.
A lista foi publicada pelo Correio Brasiliense e mostra que parlamentares do bloco de partidos com força suficiente para definir votações representam a maioria dos nomes da lista. O Centrão tem o maior número de parlamentares na lista.
O levantamento do Diap mostra uma renovação de mais de 50% na elite do parlamento em relação ao ano passado.
Outra análise sobre os nomes: a lista apresenta número inédito de parlamentares de primeiro mandato — ao todo, 34 deles aparecem no levantamento —, boa parte conectados às redes sociais, e uma maior presença de perfil liberal. Há um detalhe, entretanto. Os políticos que entraram, mesmo novatos, conseguiram compor ao longo dos últimos quatro meses, perdendo a estridência verificada na campanha eleitoral.
Metodologia
Para fazer a classificação, o Diap adota critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança. Com base nesses quesitos, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.
Veja a lista abaixo com os nomes escolhidos como os cabeças do Congresso nestes primeiros meses do ano: (clique e aumente a tela que você verá a lista com todos os nomes)