Três ecossistemas tipicamente brasileiros se encontram nas praias e lagos do cantão. Cerrado, pantanal e floresta amazônica de transição formam um cenário de beleza rara nos municípios de Araguacema, Caseara, Lagoa da Confusão e Pium.

O turismo incentiva o desenvolvimento, mas chama a atenção dos visitantes para a preservação do meio ambiente, uma vez que o turismo consciente de hoje é o futuro sustentável de amanhã. Conhecer as praias e lagos do Cantão, saborear os pratos típicos do Araguaia é uma oportunidade para quem gosta de aliar lazer, a descanso e sossego.

A região tem mais de duzentos lagos e, centenas de espécies de peixes, animais silvestres e rios de águas sempre prontas para o banho, para os esportes radicais ou para se curtir a paisagem a bordo de uma canoa.

Para chegar às praias e lagos do Cantão o percurso varia de 102 a 240 km a partir de Palmas. A paisagem paradisíaca do caminho é um aperitivo do que o turista irá encontrar ao chegar à região rica pela culinária e, claro pela hospitalidade.

O Parque Estadual do Cantão situado em Pium e Caseara é um santuário ecológico banhado pelo Rio Araguaia. Unido em delta os rios Javaé e do Coco, além do encontro do cerrado com a floresta amazônica os turistas podem conhecer no parque projetos de educação ambiental e de preservação de animais em extinção, como a harpia ou gavião real. Os atrativos turísticos do parque estadual do Cantão são: os lagos, canais, praias, fauna, flora e as trilhas, que são sazonais.

Em determinadas épocas do ano elas são feitas a pé ou de bicicleta e, na cheia quando a água toma toda área do parque e, entra pelos canais conectando todos os lagos, essas trilhas são feitas de caiaque ou canoa.

O artesanato da cidade é de encher os olhos com as peças de cristal de rochas famosas no Brasil e no exterior.

cristal

As praias e lagos do Cantão é um local maravilhoso para descansar com a família. A culinária do Cantão é rica em peixes. O tucunaré na telha, arroz com pequi e Maria Isabel fazem parte da gastronomia tocantinense e, são as principais sugestões dos chefes de cozinha e ainda oferecem doces como o de jaca e aperitivos como a cachaça com murici.

Os restaurantes servem o peixe tucunaré por ser muito procurado, que pode ser assado na brasa ou ao molho e, a sobre mesa pode ser o doce de murici ou outro da região.

Fonte: Turismo do Tocantins