Na Unidade Prisional Feminina (UPF) em Lajeado foi inaugurada uma sala de aula que contempla as reeducandas com aulas do Ensino Fundamental e Médio. A parceria da Secretaria de Estado de Educação, Lazer e Esporte (Seduc) com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) possibilita a presença da escola nas unidades do Estado, em Lajeado é uma extensão da Escola Estadual Nossa Senhora da Providencia.

Oferecer educação é importante para a efetividade no cumprimento da pena, que é punir pelo crime cometido, mas ao mesmo tempo colaborar para a ressocialização. Entre vários direitos fundamentais de cada cidadão, a educação é um instrumento assegurado por lei no alcance de novos objetivos e perspectivas de vida.

“As alunas estão muito empolgadas com essa oportunidade, o acesso à educação como política pública tem garantido a reintegração e a inclusão dessas mulheres na sociedade“, disse Lilian Moreira, Diretora da UPF de Lajeado.

A unidade de Lajeado é a décima sétima com oferta de escolarização no Tocantins, das 16 reeducandas da unidade, 14 estão matriculadas em busca do certificado de conclusão dos estudos, a escola na unidade é uma oportunidade para os que estão em defasagem escolar. Na unidade também é presente o Ponto de Leitura realizado em parceria com a Faculdade Serra do Carmo (Fasec).