(Divulgação)

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciou a fiscalização de vias urbanas de Brasília utilizando drones nesta quarta-feira (21). O objetivo principal é monitorar motoristas que usam o celular enquanto dirigem, mas os responsáveis pelos drones vão analisar outras possíveis infrações como estacionamento irregular e desrespeito pelo pedestre na faixa.

Além da fiscalização, o Detran vai usar as informações obtidas por meio dos drones para elaborar pesquisas de pontos críticos na cidade, na tentativa de gerar futuras operações de soluções de tráfego.

O Detran-DF conta com dois drones doados pela Receita Federal, mas que em um primeiro momento não são capazes de multar os condutores. No entanto, agentes do Detran-DF estarão monitorando e poderão aplicar penalidades.

Os aparelhos serão utilizados nas principais vias urbanas de Brasília e em locais próximos de grandes eventos, quando geralmente há a necessidade de controle de tráfego. A fiscalização vai acontecer diariamente, coordenada pelas equipes da Unidade de Operação Aérea (UOPA), que foram treinadas e que possuem certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar os aparelhos.

Fonte: InfoMoney