O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), mesmo em meio á crise sanitária, continua buscando melhorias no atendimento ao usuário, pensando nisso, o Governo do Estado, através do presidente do Detran-TO, Cláudio Alex Vieira esteve, nesta quarta-feira, 26, no Detran-AM. O motivo foi uma visita técnica para conhecer o uso prático da telemetria, sistema que assegura a transparência no processo da primeira habilitação.
O sistema de telemetria, que está sendo implantado de forma pioneira no Brasil pelo Detran-AM, será usado nos exames práticos no processo da primeira habilitação. O sistema é usado na captação de todas as ações dos alunos e dos examinadores, assim como áudio, vídeo e dados do percurso e todas as ações realizadas durante o teste. Além disso, utiliza câmeras, sensores e um software que registra e armazena todas as ações do aluno durante a avaliação, que será implantado nos veículos onde serão feitos os exames.
A tecnologia irá garantir ao usuário a transparência na correção dos exames práticos, pois o próprio aluno poderá conferir o percurso feito durante a prova no sistema. “Com o sistema de telemetria o usuário poderá conferir a prova realizada por ele, através do sistema. Viemos ao Detran-AM para entender o uso do sistema, pois estamos em busca de melhorias no processo da primeira habilitação para garantir a lisura e provas justas para o usuário”, afirma Cláudio Alex, presidente do Detran-TO.
O Detran-TO está comprometido em coordenar, atuar, fiscalizar e controlar o processo de formação de condutores. Estamos em busca de melhorias na realização do procedimento, para assegurar a transparência aos cidadãos.