O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO ) inaugurou mais um Pólo de Fiscalização no Estado, em Araguatins. A unidade vai beneficiar também o município de Augustinópolis e todo o entorno das duas cidades. Uma população de, aproximadamente, 70 mil pessoas e frota de 17 mil veículos. O evento aconteceu nessa quinta-feira, 6, na sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Seis agentes de trânsito vão atuar nas localidades. Outros três pólos foram inaugurados em Palmas, Araguaína e Guaraí, nos anos de 2015 e 2016. O Tocantins conta com 112 agentes de trânsito. O Brasil é o terceiro país, no mundo, na produção de vitimas fatais, 42 mil pessoas morrem por ano.
O diretor de Operações do Detran, Francisco Antonio Benevides, que representou o presidente do Detran, coronel Eudilon Donizete, na solenidade, disse que o pólo de fiscalização de Araguatins veio para somar a um trabalho organizado que já vem sendo desenvolvido pela Gerência de Fiscalização e Segurança. “Temos agentes de trânsito capacitados e competentes para desenvolver suas funções. Fazemos e cumprimos um calendário de ações, durante o ano, que tem trazido resultados satisfatórios. O Detran não busca multar, mas orientar o condutor a ter respeito no trânsito, tanto com as vidas, como com a legislação vigente”, disse.
Conforme o gerente de Fiscalização e Segurança do Detran, capitão Geraldo Magela, inicialmente, os profissionais vão orientar a população sobre os cuidados com o trânsito, como por exemplo, o uso do cinto de segurança pelo condutor e por passageiros; uso do capacete com viseira e devidamente abotoado; não trafegar em alta velocidade, respeitando sempre os limites de velocidade; estar com os documentos de porte obrigatório (CNH e CRLV), atualizados; não utilizar o telefone celular enquanto dirige; e não dirigir embriagado.
O uso dos equipamentos de proteção para crianças de até sete anos, conforme a idade (bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação); respeito ao pedestre; a bicicleta também é um veículo, e por isso, deve respeitar a sinalização de trânsito; respeitar as vagas reservadas para idosos e deficientes; e evitar dirigir cansado ou com sono, também faz parte das regras para um trânsito mais seguro. Posteriormente, os agentes vão trabalhar de forma repreensiva. As operações terão o apoio da Polícia Militar que atua na região.
Para o capitão Geraldo Magela, a atuação do Detran na redução do número de acidentes é de extrema importância para os cidadãos e para o Tocantins. “A inauguração de mais um pólo de fiscalização é uma grande conquista para todos. Temos feito, também, um trabalho de conscientização dos condutores, para que haja mudança de postura no trânsito. Desenvolvemos diversas ações no ano passado, que surtiram o efeito esperado. Estamos trabalhando sempre, inclusive, com as entidades parceiras, para continuar a luta por um trânsito mais seguro”, disse.
Estiveram presentes na solenidade, o diretor de Operações do Detran, major Francisco Antonio Benevides; o gerente de Fiscalização e Segurança, capitão Geraldo Magela; o gerente de Postos de Atendimento e Ciretrans, Manoel Messias; o coordenador da Ciretran de Araguatins, Wanderson Braúna; os agentes de trânsito da Ciretran; o prefeito, Cláudio Santana; o capitão Frank Sinatra Sousa Melo, que responde pelo 9º Batalhão da Polícia Militar; e autoridades locais, como o vereador Jairo Ribeiro.
Fiscalizações
Há a necessidade de profissionais capacitados e treinados, para atuarem na segurança viária. O Detran se preocupa com essa formação, porque o Tocantins tem a necessidade de reduzir a quantidade de mortos e feridos no trânsito. Em Guaraí houve uma redução de 57% no número de acidentes, só em 2016, em relação a 2015, depois da implantação do pólo de fiscalização, segundo o Conselho Administrativo Municipal de Guaraí (CAMG).
A redução de acidentes de trânsito é reflexo das intensas fiscalizações do Detran, no perímetro urbano da cidade. O órgão, ainda, realiza fiscalizações nas cidades vizinhas como Colméia e Pedro Afonso.