Essas 10 invenções do mundo do design trouxeram muita inovação em 2018, seja para novos modos de vida ou comportamentos dentro e fora de casa. Elas mostram novos rumos tecnológicos do que veremos no futuro e falam muito sobre nossas necessidades – uma almofada que abraça em plena era digital é muito sintomática, não?

Dê uma olhada e se surpreenda (mais uma vez) com essas novidades que designers lançaram mundo afora.

1. ESTÚDIO DE DESIGN CRIA BANCO PARA AMAMENTAÇÃO EM PÚBLICO
Amamentar em público não é nenhum escândalo, ainda que o assunto seja motivo de debates. No entanto, precisamos concordar que muitos espaços públicos não têm a infraestrutura necessária para que as mães possam amamentar seus filhos.

Foi pensando nisso que a diretora de estratégia de design do Estúdio 52:HOURS, que fica na cidade de Praga, capital da República Tcheca, junto ao seu diretor de criação Flip Vasic e o designer industrial Nikola Knezevic criou o Heer: um banco ergonômico projetado para a amamentação em público.

Heer: banco de amamentação (Foto: Marija Gašparović/Reprodução)

2. MARCA CRIA CASINHA COM ISOLAMENTO ACÚSTICO PARA EVITAR QUE OS PETS SE ASSUSTEM DURANTE QUEIMA DE FOGOS

O projeto é uma casinha moderna e minimalista que recebe a tecnologia Quiet Kennel, usada nos carros atuais da Ford, incluindo o Edge Crossover e o Fusion sedan. São três camadas com paineis de amortecimento de som e alto-falantes que eliminam o ruído, amenizando os estrondos dos fogos de artifício, por exemplo. A caminha é apenas um protótipo e ainda não está à venda.

Casinha para cachorros  (Foto: Ford Europa)

3. DESIGNER CRIA ESTUFA SUSTENTÁVEL PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM CIDADES
No projeto sustentável da holandesa, a energia das células do sol alimentaria o sistema de bombeamento hidropônico, compreendendo uma mistura de nitrogênio, fósforo e potássio. O que reduziria o uso do líquido em até 90% em comparação à agricultura tradicional. A designer alega que recebemos luz solar suficiente para gerar eletricidade para o ano todo. “Precisamos repensar o futuro da agricultura. Por meio do design, a tecnologia solar pode ser integrada de maneiras muito melhores em nosso ambiente”, diz a designer. “Acreditamos em um futuro positivo e no poder dessas transformações”.

A estufa sustentável é uma ideia para solucionar futuras crises alimentícias (Foto: Deezen/ Reprodução)

4. DESIGNER CRIA COLEÇÃO DE POLTRONAS PARA QUEM AMA TRABALHAR DEITADO NA CAMA

Você passa muito tempo na frente do computador? Em caso positivo, o designer Geoffrey Pascal criou a solução perfeita para que as pessoas fiquem confortáveis em diferentes posições junto ao notebook. A ideia surgiu depois de observar o crescimento da quantidade de pessoas que em home offices ou sentados no sofá e na cama.

Coleção de poltronas para home office do designer Geoffrey Pascal (Foto: Deezen/ Reprodução)

5. UTENSÍLIO DE COZINHA PROMETE FACILITAR A SUA VIDA NA HORA DE LAVAR LOUÇA

O nome da invenção é muito mais complicado do que a ideia. Astiankuivauskaappi é um escorredor que fica sobre a pia, fazendo com que a água da louça caia direto no ralo, o que evita o excesso de água espalhado pelo local e faz com que os pratos sequem mais rápido. Além disso, o acessório economiza espaço no balcão e é ideal para cozinhas pequenas. Ansioso para que a invenção chegue ao Brasil?

"Astiankuivauskaappi" é a palavra para escorredor de pratos em finlandês (Foto: McKay Savage/ Reprodução)

6. DESIGNER CRIA ALMOFADA PARA CONFORTAR PESSOAS SOLITÁRIAS

O designer Tsun Lai, fundador do Aseptic Studio, teve a ideia de criar uma almofada que servisse para esses tempos de vida corrida e solitária. Chamada de The Mannequin, o travesseiro com forma de um corpo sem a cabeça possui braços longos para que as pessoas sintam-se abraçadas, reduzindo sentimentos de estresse, solidão e ansiedade, muito comuns entre os jovens que vivem em espaços urbanos.

Almofadas em forma de humanos (Foto: Deezen/ Reprodução)

7. EMPRESA DESENVOLVE JANELA QUE SE TRANSFORMA EM SACADA

Que tal ter uma janela que se transforma em uma sacada? A invenção é da empresa dinamarquesa Velux, reconhecida no mercado por criar janelas e claraboias, que criou um sistema de abre e fecha através de uma alça anexada à moldura da janela. A mini sacada foi apelidada pela companhia de Velux Cabrio Balcony.

Janela se transforma em balcão (Foto: Pinterest/Reprodução)

8. CASINHA DE CACHORRO TEM TETO VERDE E TORNEIRA COM SENSOR DE MOVIMENTO

A sustentabilidade vem se mostrando possível em todos os tipos de casa, até nos modelos criados para cachorros. O Studio Schicketanz é o precussor da ideia e decidiu criar uma abrigo equipado com torneira automatizada, telhado verde e compartimento para guardar  brinquedos.

Casinha de cachorro com teto solar e área verde, criada pelo Studio Schicketanz (Foto: DesignBoom/Studio Schicketanz/Reprodução)

9. CASA SUSTENTÁVEL É IMPRESSA EM 3D EM APENAS UMA SEMANA
Uma semana: é tempo suficiente para construir essa casa por meio de uma impressora 3D. Os engenheiros da empresa Arup e do estúdio de arquitetura CLS Architetti se juntaram na Semana de Design de Milão para apresentar o projeto.

Casa de 100 m² feita por meio de uma impressora 3D, em apenas uma semana (Foto: Deezen/ Reprodução)

 

10. EMPRESA DE DESIGN CRIA SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS MISTURANDO BIOLOGIA E ARQUITETURA

O livro “Now We See Now: Architecture and Research”, da empresa de design The Living,  vai além do décor verde e valoriza projetos que mesclam os processos biológicos que podem ser utilizados no design generativo ou guiados por software. Nas criações retratadas na obra, a energia vinda da natureza é chave para dar vida às construções, que se inspiram na morfologia e na ciência natural para beneficiar a sociedade por meio da arquitetura. Um dos protótipos apresentados é chamado de The Living Light, essa instalação fica em Seul, na Coréia do Sul, e é uma resposta à qualidade do ar no local, em tempo real. É uma maneira de informar a população por meio da arquitetura, chamando a atenção para a necessidade de atitudes e medidas mais saudáveis.

The Living Light- projeto que mede a qualidade do ar em tempo real (Foto: The Living/ Reprodução)