Foram abertos na manhã desta quarta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, os trabalhos do Dia “D” de Prevenção a Queimadas e Incêndios Florestais. A ação acontece simultaneamente nas propriedades rurais de Palmas, Araguaína e Gurupi, com o intuito de sensibilizar e levar informações sobre mecanismos de prevenção e uso legal do fogo, bem como de possíveis aplicações da legislação para a repressão às atitudes irregulares.
Conforme o coordenador-adjunto da Defesa Civil, tenente-coronel Geraldo Primo, foi disponibilizado o total de 42 veículos e helicóptero para fazerem as visitas nas zonas rurais dos três municípios. “Todas as rotas são mapeadas e as equipes são orientadas a cadastrar os dados das propriedades das áreas de abrangência e a sensibilizarem sobre os danos causados pelas queimadas ao meio ambiente e à saúde da população, principalmente às mais vulneráveis como crianças e idosos”, ressaltou.
Atividades
A equipe do Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo), com os 32 órgãos parceiros na ação, programou, ainda, para todo o mês de junho e de julho, atividades na zona rural dos dez municípios que ranquearam negativamente no índice de queimadas no Estado em 2018. São eles: Pium, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Lizarda, Paranã, Arraias, Goiatins, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e Rio Sono. Além disso, nas regionais da Defesa Civil e nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).
De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil e comandante-geral do CBMTO, coronel Reginaldo Leandro da Silva, todas as equipes estão focadas na responsabilidade de levar informações à população a fim de prevenir e combater queimadas e incêndios florestais. “Desenvolvemos ações em parceria com todos os demais órgãos que têm a responsabilidade de levar a preservação e a repressão aos crimes ambientais. É uma ação extremamente importante para a manutenção da fauna e da flora, que leva o alerta aos tocantinenses sobre os malefícios causados pelos incêndios florestais e, também, pelas queimadas que saem do controle durante a queima autorizada pelo Naturatins [Instituto de Natureza do Tocantins]”, afirmou.
Segundo ele, o Estado capacitará cerca de 600 brigadistas para atuarem nos 57 municípios que, até o momento, firmaram o Termo de Cooperação Técnica. “Neste ano, diferente dos anteriores, estamos sendo bastante demandados e, com certeza, teremos uma grande força de trabalho junto à Defesa Civil Estadual, com a parceria dos municípios no combate aos incêndios florestais”, disse.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jayme, reforçou a importância da união de esforços nos trabalhos, principalmente durante o período de estiagem. “Todos os atores institucionais têm papel essencial na prevenção e combate aos incêndios florestais. Queremos ser esse ponto de apoio para colaborar e articular de modo que o Tocantins se torne mais atrativo, com melhores condições de investimentos por meio da preservação ambiental”, frisou.
Para o procurador do Meio Ambiente, José Maria da Silva Júnior, as atividades são necessárias para levarem à população informações a respeito do que a lei estabelece. “Compete a nós, órgãos de controle e de fiscalização, levar essas informações aos produtores para que tomem os devidos cuidados, principalmente na queima autorizada, que pode ser evitada, pois existem alternativas para serem utilizadas pelos produtores rurais”, disse.
Cronograma
07/06-Pium
10/06-Formoso do Araguaia
12/06- Lagoa da Confusão
17/06-Lizarda
24/06-Paranã
26/06-Arraias
03/07-Goiatins
08/07-Mateiros
16/07-Ponte Alta do Tocantins
18/07-Rio Sono
fonte: SECOM – TO Jornalismo