Nova ponte deve ser inaugurada em 2023 — Foto: Divulgação

Maju Cotrim

O Tocantins assim como o mundo teve um 2020 atípico e cheio de desafios. Com vírus completamente desconhecido o Estado, os municípios e a população passou por momentos difíceis com necessidade de ação por parte de todos.

Mesmo com os efeitos do vírus na economia e no dia a dia dos tocantinenses, o Estado teve algumas notícias importantes mesmo com as adversidades. Conquistas que gerarão frutos para a população que têm demandas históricas nas várias regiões do Estado.

Além da corrida por testes, leitos de UTI, EPIs e profissionais na luta pela vida o desafio do Tocantins continua sendo não parar de trabalhar pela população tendo a saúde como prioridade máxima mas não deixando de agir em outras áreas.

A Gazeta lista algumas boas notícias que o Tocantins teve este ano:

BR-235

O Tocantins recebeu um sinal importante e esperado do próprio presidente Jair Bolsonaro da garantia da obra da BR-235 através de articulação do senador Eduardo Gomes e da bancada. O anúncio foi comemorado por produtores e prefeitos. A obra está na fase de estudos técnicos e já teve garantia de recursos. A rodovia BR 235 é considerada uma das principais apostas de via de escoamento de produtos originados no Matopiba – fronteira agrícola de alta produção no Brasil. Além disso, possibilita criar um novo caminho nessa região e que poderá retirar do isolamento alguns municípios, bem como aqueles que não são ligados por estradas asfaltadas, presentes tanto no Maranhão quanto no Tocantins.

Liberação do empréstimos

O Tocantins conseguiu se organizar para a liberação dos empréstimos para os municípios e assinou até contrato com o BRB que deve começar a ser pago ainda este ano. O Estado teve aval ainda para liberação do empréstimo que vai beneficiar todos os 139 municípios com obras.

Calha Norte

O Tocantins conseguiu algo histórico: a inclusão no Programa Calha Norte do governo federal também através da articulação de Eduardo Gomes. Este ano em meio á pandemia vários recursos começaram a ser liberados para as cidades para compra de equipamentos e ações. São 48 cidades com recursos já garantidos.

Codevasf

Este ano foi o primeiro da Codevasf no Tocantins com benefícios já garantidos para as cidades tanto em obras como equipamentos. Na Praça dos Girassóis centenas de tratores aguardam para ser entregues aos 139 municípios.

 

Início das obras da ponte de Porto Nacional

Uma das obras mais aguardadas e importantes para o Tocantins teve início: a da nova ponte de Porto Nacional. Além da perspectiva de gerar centenas de empregos, o canteiro de obras já está montado e a primeira parcela do empréstimo deve cair ainda este mês.

Nova ponte deve ser inaugurada em 2023 — Foto: Divulgação

Queimadas

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Tocantins (Cepdec/TO), os últimos dados apontam resultados positivos com a redução das queimadas em todo o Estado, se comparado com o ano de 2019. No ano passado, o Tocantins registrou 13.281 incêndios florestais de janeiro a novembro, e neste ano, até o dia 15 de novembro, os números caíram para 11.770, ou seja, o Estado apresentou uma diminuição de 11,38 % nas queimadas.
Se analisado por bioma, os dados mostram que, em 2019, o bioma Cerrado, que corresponde aproximadamente a 87% do território do Estado, apresentou 13.067 focos de queimadas; sendo que, neste ano, foram registrados 11.226 focos. Por sua vez, no bioma Amazônia, os números foram 214 focos em 2019; e 544 focos em 2020.

Equipes do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil se preparam para o combate aos focos – Foto: Divulgação/Defesa Civil Municipal de Paranã

Dois hospitais regionais

2020 também teve duas notícias importantes para dois hospitais tão aguardados para o Tocantins: o Hospital Geral de Gurupi e o de Araguaína. O do Sul do Estado já recebeu inclusive leitos para a Covid 19 e o restante da obra segue a todo vapor. Já o de Araguaína o governador Mauro Carlesse determinou o reinício das obras na semana passada.

Mauro Carlesse visita hospital de Gurupi – Foto Aldemar Ribeiro

Programa Essa Terra é Nossa

O Lançamento programa Essa Terra é Nossa, de regularização fundiária rural em todo o Estado também aconteceu este ano.A expectativa é convalidar entre 65 mil e 80 mil títulos rurais, dando condições de desenvolvimento aos agricultores de todas as regiões do Estado. “O programa Essa Terra é Nossa é um verdadeiro avanço para o agronegócio tocantinense e vai dar a segurança jurídica para o produtor fazer seus investimentos. Com a garantia da posse legal da terra, eles terão acesso a vários benefícios, entre eles o crédito rural, fundamental para o desenvolvimento do setor no Estado”, destacou o governador Mauro Carlesse no lançamento.

 

Enfim, o enquadramento

Após sete anos o Relatório de Gestão Fiscal que apresenta os dados da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) mostrou o Tocantins enquadrado. Essa condição foi importante para o Estado conseguir investimentos.

Palácio Araguaia – Foto – Marcio Vieira

Obras importantes não pararam

Algumas obras esperadas em várias cidades não pararam dentre elas: a Reconstrução da TO-080 Palmas/Paraíso, a Conclusão da ETI Maracanã em Araguaína, Retomada da ETI de Araguatins, o início da pavimentação da TO 365 – Gurupi/Trevo da Praia.

Hospital de combate á Covid

Ao contrário de muitos estados brasileiros o Tocantins conseguiu após muito sufoco em outros hospitais inaugurar o hospital de combate á Covid em Palmas que reforçou os leitos para pacientes acometidos pelo vírus.

Máquina do hospital do amor

Em novembro foi assinado um documento autorizando a transferência do local de implantação do serviço de radioterapia, que seria inicialmente no Hospital Geral de Palmas para uma área pública ao lado do complexo do Hospital de Amor que está sendo construído na Capital, e cujos pacientes poderão usufruir assim que a entidade for habilitada pelo Ministério da Saúde (MS). A notícia foi comemorada após polêmica sobre o assunto.

Hospital do Amor – Foto: Divulgação

Medicina no Bico

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para o Câmpus de Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio foi apresentado e a liberação de emendas parlamentares que vão ser destinadas à estruturação e compra de equipamentos utilizados para implantação do curso foram assinadas.