Maju Cotrim
2023 vai chegando ao fim como um ano em que o clima politico tocantinense foi morno com poucos episódios polêmicos quando o assunto é grupos políticos.
O governador Wanderlei Barbosa termina o ano sem perdas políticas no seu grupo com relação a a aliados e focado na gestão e em estar presente pessoalmente nos municípios.
A oposição pouco se movimentou cabendo apenas ao senador Irajá subir na tribuna algumas vezes para criticar a gestão.
Nos municípios o clima pré eleitoral segue com muitas diferenças e termômetros variados.
Em Palmas muitos nomes trabalhando a imagem e em busca de construir o projeto. Araguaína o cenário já aponta uma polarização entre o prefeito Wagner e o deputado Jorge Frederico.
Em Gurupi a prefeita Josi corre contra o tempo para organizar sua base e foca também nas obras e benefícios. Em Porto cenário que está aberto com possibilidade de mudanças dependendo da movimentação de nomes novos que estão entrando no páreo.
Em Paraíso o prefeito Celso enfrenta uma antecipação pré eleitoral e já está na mira da oposição que se juntou para tentar tira lo do poder. Mas muita água ainda vai passar pela ponte e ele tem reagido.
Partidos
O momento agora é de análise e busca por partidos. Tanto os prefeitos que vão buscar reeleição como os oposicionistas locais estão escolhendo o rumo partidário com base nos líderes estaduais a quem querem se agregar! Com isso até abril do próximo ano os partidos serão os protagonistas nesta organização e projetos de pré candidaturas.