Uma ação de combate à criminalidade, deflagrada por policiais civis da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), de Palmas, resultou na recuperação de 24 pneus, além de vários aros, que haviam sido subtraídos de uma carreta bi trem, próximo a cidade de Miranorte, no dia 31 de julho de 2021.

Comandada pelo delegado Anderson Casé, a operação, que também contou com apoio e direcionamento do delegado Rossilio Souza Correia, foi realizada na tarde desta segunda-feira, 9, quando os policiais civis, após investigação, conseguiram localizar os pneus, em uma área de mata, já na zona rural de Palmas.

De acordo com o delegado Anderson Casé, os pneus, bem como, as rodas e aros serão periciados e restituídos ao seu verdadeiro proprietário. As investigações terão continuidade para que as equipes da DERFRVA possam identificar e localizar o paradeiro dos autores.

O roubo

Conforme apontaram as investigações da Polícia Civil, na madrugada do dia 31 de julho, por volta das 4 horas, o motorista de uma carreta bi trem chegava a um posto de combustíveis, localizado na BR 153, próximo ao município de Tabocão e, enquanto manobrava no pátio do estabelecimento, foi rendido por homens armados que anunciaram o roubo.

Os suspeitos então renderam, amarraram e amordaçaram o motorista e disseram que o mesmo não esboçasse relação, pois queriam levar apenas os pneus do veículo. Assim, o motorista foi levado pelos criminosos e após uma hora, o deixaram amarrado próximo a uma fazenda em Miranorte. Em seguida, os suspeitos retiraram 36 pneus, com rodas, aros e tambores da carreta, além de todo o combustível que havia nos tanques do veículo, o abandonaram e fugiram em seguida.

Ainda segundo o delegado Anderson Casé, atualmente existem associações criminosas que estão atuando neste tipo de modalidade de crime patrimonial, uma vez que o valor, sobretudo, dos pneus do caminhão é alto. “Somente os pneus que foram recuperados nesta segunda-feira, estão avaliados em mais de R$ 100 mil, o que acaba atraindo os autores para a prática desse tipo de crime. Porém, a Polícia Civil do Tocantins está atenta no sentido de identificar esses indivíduos que cometeram o crime”, salientou a autoridade policial.