Nesta quarta-feira, 08, é celebrado o dia da Padroeira do Tocantins, Nossa Senhora da Natividade. A imagem chegou na região onde hoje é a cidade de Natividade, na região sudeste do estado, há quase três séculos. A santa foi nomeada como protetora dos tocantinenses pelo papa João Paulo II.

História

Trazida pelos jesuítas em 1735, a imagem de Nossa Senhora da Natividade foi uma das primeiras a chegar à região e posteriormente levada para a Igreja Matriz de Natividade, uma das mais antigas do Estado, datada de 1759.

Com a criação do Tocantins, fiéis iniciaram uma campanha para tornar Nossa Senhora da Natividade padroeira do Estado. Em março de 1992, a solicitação foi encaminhada ao papa João Paulo II e a resposta positiva veio no mesmo ano. No dia 15 de agosto de 1992, durante a Romaria do Bonfim, em Natividade, Nossa Senhora da Natividade foi oficialmente instituída como a padroeira do Tocantins.

Natividade

De influência portuguesa, a celebração à Nossa Senhora da Natividade é realizada nove meses após a festa da Imaculada Conceição de Maria, no dia 8 de dezembro. Esse espaço entre as datas refere-se ao período de gestação de Maria no ventre de Santa Ana. A Natividade relaciona-se com o seu nascimento.

O Tocantins é o único estado do país que tem Nossa Senhora da Natividade,  como padroeira. A imagem foi levada para a região da Vila de São Luiz, que hoje é o município de Natividade, em 1735, sendo uma das primeiras a chegar à região.

Com a criação do Tocantins, em 1988, os fiéis iniciaram uma campanha para tornar Nossa Senhora da Natividade padroeira do Estado. Em março de 1992, a solicitação foi encaminhada ao papa João Paulo II e a resposta positiva veio no mesmo ano.

No dia 15 de agosto de 1992, durante a Romaria do Bonfim, em Natividade, Nossa Senhora da Natividade foi oficialmente instituída como a padroeira do Tocantins.

De influência portuguesa, a celebração a Nossa Senhora da Natividade é realizada nove meses após a festa da Imaculada Conceição de Maria, no dia 8 de dezembro. Esse espaço entre as datas refere-se ao período de gestação de Maria no ventre de Santa Ana.

Por causa da pandemia, muitas festas em homenagem a Virgem Maria foram cancelas. Porém, mesmo em casa, celebre a ocasião realizando com muita fé a oração para Nossa Senhora. No final da oração, peça por proteção, livramentos e que o amor de Maria chegue ao coração de todas as pessoas. Além disso, não deixe de fazer a simpatia para ter sorte e proteção no amor com auxílio da bondade de Nossa Senhora.

 

Oração para Nossa Senhora

“Oh, Maria Santíssima, eleita e destinada ao eterno pela augustíssima Trindade para mãe do Unigênito Filho do Pai, anunciada pelos profetas, esperada pelos patriarcas e desejada por todas as gentes, sacrário e templo vivo do Espírito Santo, sol sem mancha, porque fostes concebida sem pecado original, Senhora do Céu e da Terra, Rainha dos céus e dos anjos! Nós, humildemente prostrados, vos veneramos e nos alegramos pela solene comemoração anual de vosso felicíssimo nascimento. E do mais íntimo de nosso coração, nós vos suplicamos que vos digneis, benigna, vir a nascer, espiritualmente, em nossas almas, para que, cativadas estas por vossa amabilidade e doçura, vivam sempre unidas ao vosso dulcíssimo e amabilíssimo Coração. Amém!”

 

Simpatia para ter sorte no amor com ajuda de Nossa Senhora

Quando estiver com a pessoa que você ama, reze baixinho a seguinte frase: “Minha Virgem Maria, permita-me estar sempre com esta pessoa que eu tanto amo, assim como a senhora teve a oportunidade de viver ao lado de quem amaste, dedicando-se e dando todo o seu amor”. Depois disso, dê um beijo na testa da sua paixão, com muito carinho e pense firmemente que seu par jamais irá te abandonar.