Exposições, atividades recreativas, rodas de conversas, apresentações teatrais e musicas farão parte da programação do “D” da Semana Nacional de Mobilização dos setores saúde, educação e assistência social no combate ao Aedes, que acontece nesta sexta-feira, 27, durante todo o dia, no Parque Cesamar, em Palmas.
De acordo com a Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde as atividades acontecerão das 8h às 11h e das 17h às 20h. A ação segue orientação da Sala Nacional de Coordenação e Controle e é efetivada pela Sala Estadual de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika, em parcerias com as salas municipais. “Vale ressaltar que todo Estado e Município tem autonomia para definir suas atividades, a orientação geral é que essas atividades envolvam a prevenção e o combate ao Aedes, como mutirões de limpeza, distribuição de materiais informativos, realização de rodas de conversa educativas entre outras”, destacou o coordenador da Sala Estadual, o major do Corpo de Bombeiros, Marcelo Marinho.
O secretário de Estado da Saúde Marcos Musafir destacou que é muito importante a colaboração que as demais pastas estão dando com a programação da semana. “É este envolvimento que precisamos ter, com gestores e sociedade organizada, para que juntos possamos dar continuidade às atividades de combate a este vetor que vitimiza tantas pessoas todos os anos”, afirmou, acrescentando que “cada cidadão é responsável por sua casa e pela rua onde mora, se cada um fizer sua parte, realizando a limpeza adequada, evitando água parada e eliminando os focos, sem dúvidas teremos um resultado extraordinário”
A expectativa do Ministério da Saúde é que durante toda a semana, sejam mobilizadas em todo o país, 146.065 escolas da rede básica, 11.103 centros de assistência social e 53.356 unidades de saúde. No Tocantins, os 139 municípios deram respostas à provocação da Secretaria de Estado da Saúde e devem ter programação específica.
Programação
Dia
– Exposição de stands: estrutura do laboratório de entomologia; entrega de materiais educativos e de prevenção; e educação no trânsito;
– Atividades recreativas: tirolesa, falsa baiana e jogos educativos;
– Roda de conversa: “Somos todos combatentes contra a dengue”;
– Apresentações teatrais: Trupe da Cultura.
Noite
– Exposição de stands: estrutura do laboratório de entomologia; entrega de materiais educativos e de prevenção; e educação no trânsito;
– Atividades recreativas: tirolesa, falsa baiana e jogos educativos;
– Roda de conversa: “Somos todos combatentes contra a dengue”;
– Apresentações teatrais: Trupe da Cultura;
– Participação da banda do Exército “Dragões da Independência”, prevista para as 18h00min.
Casos
Em todo o Estado, este ano, até setembro foram notificados, segundo início de sintomas, 6.174 casos suspeitos de Chikungunya, sendo 2.110 casos confirmados. No mesmo período foram notificados com início de sintomas, 13.697 casos suspeitos de dengue, com 3.368 confirmados. Já a Zika, foram 3.060 casos suspeitos, sem confirmações.