O Dia D de Vacinação contra a Influenza acontece neste sábado, 04, em todo o Brasil. Em Palmas, 31 salas de vacinação estarão abertas das 8 às 17 horas, para atender o público-alvo da campanha, já a abertura oficial acontece no Centro de Saúde da Comunidade (CSC) da Arno 33. Desde o início da campanha, 29 mil doses da vacina contra a doença foram dadas, aproximadamente 38,5% do total esperado.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), 55 % do total de idosos, seguidos de 46% de gestantes e 43% puérperas, já se vacinaram representando o público-alvo que mais procurou os Centros de Saúde da Comunidade para se vacinar. Já os professores (21%) e portadores de doenças crônicas (24%), representam os menores percentuais.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. Os subtipos A e B apresentam maior importância clínica. Os vírus da influenza circulam no ambiente e em alguns momentos apresentam maior circulação, especialmente no período do outono e inverno.
Locais de Vacinação
Região Norte: CSC José Luiz Otaviani (Arno 33), CSC Arno 41, CSC Arno 42, CSC Arno 44, CSC Arno 61, CSC Arno 71, CSC Arne 53, CSC Arne 64,
Região Central: CSC Arse 13, CSC Loiane Moreno (Arse 24), CSC Arse 75, CSC Arse 82, CSC Satilo Alves (Arse 101), CSC Valéria Martins (Arse 122), CSC Arse 131, CSC Francisco Júnior (Arso 41), CSC Arso 111
Região Sul: CSC Eugênio Pinheiro (Jd. Aureny I), CSC Jardim Aureny II, CSC Liberdade (Jd. Aureny III), CSC Laurides Lima (Jd. Aureny III), CSC José Lucio (Lago Sul), CSC Alto Bonito (Jd. Aureny IV), CSC Novo Horizonte (Jd. Aureny IV), CSC Jardim Taquari, CSC Santa Bárbara, CSC Bela Vista, CSC José Hermes Damaso (Setor Sul), CSC Morada do Sol, CSC Santa Fé, CSC Walter Pereira Morato (Taquaruçu).
Devem ser vacinados
- Crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Gestantes
- Puérperas (até 45 dias após o parto)
- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade
- Trabalhadores da saúde
- Professores das escolas públicas e privadas
- Povos indígenas
- Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Fonte: Semus Palmas
DIA D EM ARAGUAÍNA
O dia D de vacinação contra a gripe (Influenza), em Araguaína, será neste sábado, 4, das 8 às 17 horas, nas unidades básicas de saúde (UBS) da cidade. A meta do Município é imunizar mais de 40 mil pessoas até o encerramento da campanha, no dia 31 deste mês. Desde a abertura da vacinação, em 10 de abril, 11.236 araguainenses, pouco mais de 28% da meta, tomaram a vacina.
A expectativa para o dia D, de acordo com a coordenadora de Imunização do Município, Samila Braga, é atingir os 50% da meta, com mais de 20 mil doses aplicadas. “A imunização deste ano é contra H3N2, H1N1 e Influenza Tipo B. É importante receber a vacina todos os anos porque o vírus está sempre em mutação”. Objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.
Público Alvo
O público alvo são crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto ou aborto); indivíduos com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores da Saúde; indígenas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e professores das escolas públicas e privadas.
Até o final da campanha, a vacina fica disponível nas salas de imunização das UBS, que ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
Locais de vacinação
UBS Albeny Soares de Paula – Avenida C, nº 1035, Setor Couto Magalhães;
UBS Araguaina Sul – Rua dos Pinheiros c/ Rua Bacuri, s/nº Araguaina Sul;
UBS Avany Galdino da Silva – Av. São Francisco, esq. com a Guaíba Araguaína Sul;
UBS Bairro de Fátima – Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima;
UBS Couto Magalhães – Av. Perimetral, s/nº, Setor Couto Magalhães;
UBS Dr. Dantas – Rua CE, Qd 22 Lt 01, Setor Jardim Costa Esmeralda;
UBS Drº Francisco Barbosa de Brito – Rua A esquina c/ Rua L – Vila Aliança;
UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho – Rua dos Macucos, Loteamento Maracanã;
UBS JK – Av. Bernardo Sayão, s/nº, Bairro JK;
UBS José de Sousa Rezende – Rua São João Batista, Lt 02 Qd 01 D, Setor Alto Bonito;
UBS José Ronaldo Pereira da Costa – Rua 09, Qd 01 Lt 01, Setor Dom Orione
UBS Lago Azul – Av. Araguaia QD 04 LT 02 S/N, Parque do Lago;
UBS Manoel dos Reis Lima – Rua das Hortências, nº 46, Setor Jardim das Flores;
UBS Manoel Maria Dias de Brito – Rua dos Ingaxixes, Qd. 28, LT 01, Setor Cimba;
UBS Nova Araguaína – Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaína;
UBS Novo Horizonte – Av. Araguaia, s/nº, próximo ao Colégio Est. Manoel Gomes;
UBS Palmeiras do Norte – Rua das Camélias, nº 1055, Setor Palmeiras do Norte;
UBS Ponte – Rua Joaquim Caboclo, s/nº, Setor Ponte;
UBS Senador Benedito Vicente Ferreira – Rua 07, nº 07, Setor José Ferreira;
UBS Setor Barros – Av. Bernardo Saião, nº 1082, Setor Barros.
Fonte: Ascom Araguaína
________________________________________________________________________