Governador Marcelo Miranda abre oficialmente a Agrotins 2017
Com o tema Água, Sustentabilidade da Vida e slogan Os desafios de produzir frente às mudanças climáticas, a 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) será aberta oficialmente, às 9 horas, pelo governador Marcelo Miranda nesta quarta-feira, 10. Na ocasião, o governador assinará termos que contemplam o setor do agronegócio. A Agrotins 2017 ocorre de 9 a 13 de maio.
Ao todo, cerca de 650 expositores irão apresentar lançamentos em máquinas, insumos e serviços agrícolas, agroenergias e novidades para a pecuária, além de tendências inovadoras para o agronegócio nas áreas da construção civil, concessionárias de veículos, associações e cooperativas, instituições bancárias, e órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal.
Durante os cinco dias de feira ocorrerão palestras, fóruns, seminários e clínicas tecnológicas. O espaço contará com unidades de campo e roteiros nas vitrines tecnológicas, com dinâmicas para mostrar o funcionamento de máquinas agrícolas e a melhor forma de plantio.
Para esta edição da Agrotins a expectativa é de que 100 mil pessoas visitem o local e sejam movimentados cerca de R$ 600 milhões.
_____________________________________________________________________
Secretário Roberto Sahium apresenta novas tecnologias na Agrotins
Como o tema “Meia dúzia de tecnologias para economizar água na agricultura”, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), Roberto Sahium, apresentou aos visitantes, nesta terça-feira, 09, as seis novas tecnologias desenvolvidas pela Prefeitura que estão sendo lançadas na Agrotins 2017, com destaque para o adubo orgânico e a forragem verde hidropônica.
Ainda serão apresentadas, durante a exposição da Agrotins, as tecnologias de conservação de água e solo, criadouros de peixe elevados, acionador de irrigação automático de baixo custo, pulverizador eletrostático e forragem hidropônica.
Ainda em fase experimental, o adubo é feito de galhadas que são recolhidas pela Prefeitura para serem bi-trituradas e incorporadas em fungos, onde é produzido N.P.K orgânico, a partir da farinha de osso recolhida em açougue e cinzas das cerâmicas.
Forragem verde hidropônica
A forragem é feita a partir do cultivo de forrageiras como milho, arroz, cultivados com a reutilização da água constante, evitando o desperdício e servindo como alimentação alternativa para animais bovinos e suínos, para regiões com grande escassez de água.
Um dos benefícios da forragem verde hidropônica é a reutilização da água, beneficiando o pequeno produtor que não tem como custear um projeto de irrigação.
Outro beneficio para o pequeno produtor apresentado pelo secretário é a produção de proteínas em comparação ao grão, com alta qualidade e proteína elevada, como também a utilização do pouco espaço destinado ao cultivo da forragem sendo necessário 1m² para produzir 15 quilos de forragem.
De acordo com o assessor técnico da Seder, Grabriel Mota, em um pequeno espaço se produz intensa forragem. “Após a germinação da planta é fornecida a cada dez dias uma solução nutritiva para manter o poder vegetativo da planta”, explicou.
_____________________________________________________________________
Alunos da rede municipal de Palmas visitam Agrotins
É a primeira vez que os estudantes André Fellipe Kemmer, Kaylanne Alves Rodrigues e Isadora Fernandes Brasil visitam a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). Alunos da escola municipal de tempo integral Padre Josimo Tavares, região Norte de Palmas, eles ficaram surpresos com os animais, diversidades de plantações e equipamentos tecnológicos, durante visita nesta terça-feira, 09.
“O que mais me chamou a atenção foram os animais, pois, ainda não tinha visto o trabalho de criação de carneiros. Sair da sala de aula para a Agrotins é uma atividade interativa”, comemora o estudante André Fellipe Kemmer, 13 anos.
Já a estudante Isadora Fernandes Brasil, 13 anos, revelou sua motivação para uma profissão na área da agrotecnologia e destacou a palestra do prefeito Carlos Amastha, durante abertura do espaço reservado à prefeitura na feira. “Ele [prefeito] falou sobre a agricultura como fonte de renda, além do contato com a natureza. Às vezes a gente cansa da sala de aula e é preciso uma atividade ao ar livre para abrir nossa mente. Futuramente quem sabe, posso investir em uma profissão ligada ao agronegócio”.
O prefeito Carlos Amastha interagiu com os alunos, conduzindo pelas ruas da feira um trenzinho da alegria, disponibilizado para transporte e diversão da criançada.
Os projetos de Educação Ambiental e Roça na Escola, desenvolvidos nas unidades escolares de Palmas foram destacados pelo secretário da Educação, Danilo Melo. “Fazer com que as crianças tenham contato com as novidades do campo e despertar nos alunos o interesse pelo empreendedorismo. A escola deve ter esse compromisso com as transformações e as mudanças que a sociedade espera”.
A estudante Kaylanne Alves Rodrigues, 13 anos, achou a Agrotins parecida com uma cidade rural. A imaginação dela puxou risos de toda a turma de alunos e professores. “Eu quero levar para a nossa escola a criação de galinhas e fazer uma galinhada para o almoço, em um dia da nossa alimentação escolar”.
Além da escola de tempo integral Padre Josimo Tavares, a ETI Caroline Campelo, escola do campo Sueli Reche e do Centro de Educação Infantil (Cmei) Matheus Henrique, estiveram presente com seus grupos de alunos.
Nesta quarta-feira, 10, é a vez das escolas Mestre Pacífico, (CEMIL) Margarida Lemos e Maria Rosa visitarem a feira no período da tarde
_____________________________________________________________________
Sistema FIETO divulga soluções para o Agronegócio em estande na Agrotins 2017
Os visitantes da 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) iniciada nesta terça-feira, 09/05, podem conhecer as soluções do Sistema FIETO voltadas para o Agronegócio visitando o estande da instituição no Espaço Inovação do Centro Agrotecnológico de Palmas (TO 050). A feira acontece de 09 a 13/05, de 08 às 18 horas.
O presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Estado do Tocantins (SINDICARNES) e vice-presidente do Sistema FIETO, Oswaldo Stival, participa da abertura oficial do evento nesta quarta-feira, 10/05, às 09 horas, representando o presidente Roberto Pires.
O estande do Sistema traz serviços das casas FIETO, SESI, SENAI e IEL ligados ao agronegócio e demonstrações tecnológicas como a produção de etanol na microdestilaria e a exposição de bancada do fabricante Schneider utilizada em cursos da área de automação.
As palestras levadas pelo Sistema FIETO serão divididas entre os auditórios Solar e Pirarucu com os seguintes temas:
– Processamento de Etanol – Microdestilaria (10/05 às 11h no auditório Solar);
– Manufatura Enxuta voltada ao Setor de Alimentos (10/05 às 11h no auditório Solar e 16h no auditório Tucunaré);
– Segurança do Trabalho no Ambiente Rural (11/05 às 9h no auditório Solar);
– Energia Fotovoltaica (10/05 às 11h no auditório Tucunaré, 12/05 às 09h no auditório Solar);
– CIPA no Trabalho Rural (11/05 às 16 h no auditório Pirarucu, 12/05 às 11h no auditório Solar e 13/05 às 11h no auditório Tucunaré);
– Otimização do Tempo na Produção Agrícola (13/05 às 09h no auditório Solar);
– Segurança do Trabalho no Ambiente Rural (10/05 às 17h no auditório Tucunaré, 11/05 às 09h no auditório Solar e 15 horas no auditório Pirarurucu e 13/05 às 11h no auditório Pirarucu);
– Capacidade de Empreender e Inovar na Produção Agrícola (12/05 às 17h no auditório Tucunaré e 13/05 às 10 h no auditório Solar).
_____________________________________________________________________
Estande da Adapec orienta visitantes da 17ª Agrotins sobre defesa agropecuária
A maior feira agrotecnológica da região Norte do Brasil, a Agrotins, Já começou. O acadêmico do 8º período de engenharia de alimentos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Paulo Henrique Souza, foi uma das dezenas de visitantes que já passaram, neste primeiro dia de Feira, pelo estande da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), no Pavilhão Institucional. “Recebi várias orientações sobre a importância de produtos inspecionados, sanei minhas dúvidas e estou levando material educativo para complementar o conhecimento”, ressaltou.
A Agência disponibiliza uma equipe técnica de médicos veterinários e engenheiros agrônomos para prestar atendimento aos estudantes, produtores rurais e empresários. Os principais temas sobre as áreas animal e vegetal estão sendo abordados, a exemplo da febre aftosa, brucelose, raiva, selo de inspeção, uso correto e seguro de agrotóxicos, entre outros “Estamos à disposição de todos os visitantes, nossa missão aqui é agregar conhecimento e fortalecer a agropecuária tocantinense”, ressaltou o presidente da Adapec, Humberto Camelo.
No período da tarde, foi à vez das crianças aprenderem de forma lúdica a importância de consumir produtos inspecionados, com a distribuição de cartilhas para desenvolver o aprendizado.
A Agrotins segue até sábado, 13, com muitas novidades: palestras, dinâmicas, cursos, minicursos, seminários e demonstrações, com informações sobre: inseminação artificial de bovinos, pecuária de corte, equídeos, apicultura, ovinocultura, demonstração canina, pastoreio, diversos manejos, cruzamento industrial, planejamento estratégico, confinamento, negócios, nutrição, entre outros.
_____________________________________________________________________
Reunião técnica na Agrotins discute uso de benzoato na lavoura de soja
A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) a pedido da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO) promoveu uma reunião com instituições ligadas ao setor, entre elas a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Superintendência Federal da Agricultura (SFA), para discutirem a solicitação da Aprosoja, que visa a autorização para o uso do benzoato no Estado, para controle da lagarta Helicoverpa armigera. O encontro ocorreu nesta terça-feira,9, durante a 17ª Agrotins.
O presidente da Adapec, Humberto Camelo, considera prematura a liberação do produto, pois de outubro de 2016 a março de 2017 foram realizadas 834 fiscalizações em áreas de soja, destas, apenas quatro tiveram a ocorrência da Helicoverpa sp. Neste período, também não houve nenhuma notificação de ocorrência da praga por parte dos produtores rurais na Agência. “Nosso monitoramento contínuo comprova que a praga não está em surto, portanto, não justifica declarar estado de emergência fitossanitária, uma vez que esse produto só é liberado mediante essa condição”, disse acrescentando que o órgão está à disposição para acompanhar e apoiar qualquer notificação de doença ou praga.
O pesquisador da Embrapa, Daniel Fragoso, disse que para o Estado declarar emergência fitossanitária, objetivando o uso do produto, precisa ter pelo menos dois requisitos legais: surtos e/ou situações fora do controle e a inexistência de produtos para combater a praga, o que não é o caso do Tocantins. “Com base no manejo integrado de pragas, controle e monitoramento fazemos o parecer técnico. O benzoato tem amplo espectro de ação e pode desenvolver, com o tempo, resistência da lagarta e outros problemas futuros”, alertou. “O benzoato pode mudar o ambiente, e o Tocantins está em equilíbrio porque ainda não usa esse produto”, complementou o chefe-geral da unidade da Embrapa Palmas, Carlos Magno.
O presidente da Aprosoja, Ruben Ritter, propôs então, um estoque do produto com liberação de volume controlado, caso algum produtor rural necessite. Mas, foi orientado que a legislação não permite. “Temos a preocupação com custos de produção mais elevados e produtos menos eficazes. Mas consideramos a discussão proveitosa, já que cada um expôs seus argumentos. Confiamos no trabalho das instituições e somos parceiros”, ressaltou.
O gerente de Sanidade Vegetal da Adapec, Marley Camilo, reafirmou que em 1.260 lavouras de soja cadastradas, 834 áreas foram monitoradas especificamente para a Helicoverpa sp, porém só foram constatados quatro focos, não sendo verificado que se tratava da H.armigera ou H.zea. “Não encontramos problemas sanitários. E no caso do benzoato, cumprimos o que a legislação determina, pois compete a Adapec fiscalizar o uso do produto e ao Ministério da Agricultura declarar o estado de emergência fitossanitária, mediante parecer técnico. Não somos contra o benzoato, mas pensando em longo prazo, deve ser a última alternativa”, declarou.
Participaram também da reunião, o secretário da agricultura e pecuária, Clemente Barros, o superintendente da SFA/TO, Rodrigo Guerra, o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, o diretor de defesa, sanidade e inspeção vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa e demais representantes do setor.
Benzoato
O benzoato de emamectina é um inseticida que atua no controle de larvas de lepidópteros (lagartas), que são pragas de espécies agrícolas de interesse econômico. A Embrapa entende que esse pode ser mais uma opção de produto para o controle de Helicoverpa armigera. Porém, é preciso considerar que existem pelo menos outros 24 produtos registrados emergencialmente, pelo MAPA para o controle dessa praga.
Segundo a Embrapa, nas regiões onde o uso emergencial do benzoato de emamectina for autorizado, é muito importante que o produto seja usado corretamente para se evitar danos à saúde humana e ao meio ambiente. Ao definir sua estratégia de manejo, o produtor deve procurar sempre optar por produtos mais seguros ao homem e menos impactantes ao meio ambiente, deixando o benzoato de emamectina apenas para casos extremos
_____________________________________________________________________
Galvani traz soluções nutricionais para soja à Agrotins
A Galvani levará aos produtores que visitarem a Agrotins, principal feira agrícola do estado, que ocorre de 9 a 13 de maio, em Palmas (TO), os benefícios e soluções de seu portfólio para as principais culturas do Tocantins. A companhia exibirá aos produtores fertilizantes desenvolvidos especialmente para os cultivos do Cerrado, fornecendo, em proporções adequadas nitrogênio, fósforo, enxofre, cálcio e micronutrientes essenciais às plantas.
Dentre os destaques estão a linha Phosmix, que possui os micronutrientes incorporados ao grânulo de maneira uniforme, além de conter enxofre solúvel, nutriente essencial especialmente aos solos do cerrado, carentes desse elemento, e que possui um papel importante na nutrição e formação de perfil do solo; e Phosgrão, linha de produtos granulados que concentra em um único grão todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da cultura, permitindo total uniformidade na aplicação.
“O Tocantins é um estado muito importante para a Galvani. Com a participação na principal feira do estado, queremos levar ao produtor soluções e recomendações agronômicas que tragam produtividade e rentabilidade, sempre de maneira responsável e sustentável”, afirma Jailton Sobral, diretor Comercial Nordeste da Galvani.
Para fornecer soluções de nutrição de plantas aos estados do MATOPIBA, a Galvani mantém uma unidade de mineração em Campo Alegre de Lourdes (BA), que fornece insumos para o complexo industrial de Luis Eduardo Magalhães (BA). “O MATOPIBA representa uma importante parcela da produção agrícola brasileira. A presença da Galvani na região é histórica e a Agrotins nos possibilita estreitar ainda mais os laços com os produtores locais, levando conhecimento e soluções adequados para a região”, explica Sobral.
Além da apresentação de sua linha de fertilizantes, o estande da Galvani na feira também contará com a presença de especialistas agronômicos para oferecer aos visitantes a melhor recomendação técnica sobre nutrição de plantas em soja e nas demais culturas da região.
Sobre a Galvani
A Galvani atua no mercado de fertilizantes, desde a década de 1960, apoiando agricultores a produzir mais alimentos. Trabalha desde a mineração até a produção e distribuição de fertilizantes fosfatados. Possui unidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Ceará. Em dezembro de 2014, a Yara International adquiriu 60% das ações da Galvani. Para deixar evidente essa parceria, a empresa passou a usar a marca Yara, mas continua a ser uma organização independente, com conselho, diretoria e posicionamentos próprios, além de autonomia na tomada de decisão. A razão social Galvani Indústria, Comércio e Serviços S/A permanece a mesma. Assim, a empresa continua sendo chamada de Galvani. Fundada em 1905, na Noruega, para solucionar a fome emergente na Europa, hoje a Yara possui presença mundial, com mais de 12 mil colaboradores e vendas para mais de 150 países.
_____________________________________________________________________
Polícia Militar Ambiental conscientiza visitantes com stand na 17º edição da Agrotins
Iniciou na manhã dessa quarta-feira, 10, a 17º edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), em Palmas, que segue até o dia 13 de maio. O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) mantém um stand institucional, no pavilhão central, para orientar os visitantes sobre a preservação ambiental.
O stand do BPMA tem como foco a educação ambiental por meio da conscientização de adultos e crianças. No local, os visitantes podem conferir a exposição de animais silvestres e aves taxidermizados (empalhados) como a coruja, sagui, surubim, raposa, tamanduá, dentre outros. Além de redes e arpões usados na pesca predatória.
Segundo o comandante do BPMA, o tenente-coronel Sólis Araújo Souza, essa é a terceira edição que a corporação participa da Agrotins sendo uma importante forma de conscientização ambiental.
“A participação da PM na Agrotins é muito importante, pois podemos realizar o trabalho de conscientização para um público mais abrangente, já que a feira recebe milhares de visitantes. Sendo assim, uma vitrine para exercemos nosso papel de educar a população quanto à pesca predatória, queimadas e questões relacionadas ao meio ambiente”, destacou o coronel.
No stand da PM, os visitantes recebem ainda um livro em quadrinhos com páginas de colorir para a conscientização das crianças sobre a preservação do meio ambiente. O material foi feito em parceria com a Usina Hidrelétrica de Lajeado (UHE). Os visitantes poderão visualizar ainda, por meio de apresentação de slides, imagens de apreensões de patrulhamento ambiental e atividades do BPMA.
Para o visitante, Lucas Fontenele de 22 anos, o stand da Polícia Militar Ambiental contribui muito na preservação do meio ambiente. ”É fundamental a promoção que a PM tem feito para incentivar a preservação da nossa fauna e flora”, disse.
17º Edição da Agrotins
Com cerca de 650 expositores agrícolas, do agronegócio, concessionárias de veículos, instituições bancárias, cooperativas e stands institucionais a 17º edição, segundo o Governo do Estado, tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 600 milhões de reais. Durante os cinco dias de feira são esperados ainda cerca de 100 mil visitantes que poderão participar de palestras, exposições, seminários, além de conferir a exposição de máquinas e produtos agrícolas.