Nesta quinta-feira, 16, Dia dos Garis, a vereadora Solange Duailibe (PT) homenageou estes trabalhadores e ressalta a importância de se homenagear os profissionais responsáveis por manter as ruas, praças e todos os logradouros limpos.
“Tenho uma ligação e carinho muito grandes com os garis da nossa capital. São homens e mulheres trabalhadores e trabalhadoras essenciais que merecem respeito e qualidade de vida! Na Câmara faço questão de apresentar leis que possam contribuir para a melhoria de vida destes heróis e heroínas da nossa capital. Hoje externo meu respeito e compromisso com essas pessoas importantes para o desenvolvimento da cidade”, declara Solange.
PL da Meia-entrada
Um dos projetos de lei apresentados por Solange está o que assegura desconto de 50% sobre o valor efetivamente cobrado a título promocional ou com desconto, do valor de ingresso ao consumidor gari da Limpeza Urbana, referente ao acesso do gari em todos os locais, fixos ou itinerantes, de espetáculos teatrais, culturais, circenses, musicais, exibições cinematográficas, de entretenimento em geral e demais manifestações culturais realizadas no Município de Palmas.
A instituição da meia-entrada para os garis em Palmas se apresenta como uma iniciativa justa e necessária, que contribui para promover a inclusão social, valorizar o trabalho dos garis e fortalecer o vínculo entre esses profissionais e a comunidade. “Ao garantir o acesso a eventos culturais e de entretenimento com desconto, esta medida não apenas proporciona um benefício direto aos garis, permitindo-lhes desfrutar de atividades que promovem o lazer e o enriquecimento cultural, mas também reconhece sua importância para a cidade e incentiva sua participação na vida cultural e social de Palmas”, explicou a vereadora.
O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976.