No dia 12 de Junho é comemorado o Dia dos Namorados, momento em que muitos casais celebram a data e simbolizam o afeto por meio da troca de presentes. É, também, oportunidade para o comércio de aquecimento das vendas em tempos de pandemia.
E, para quem tem a intenção de presentear na data, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), em sua missão educativa, orienta que o consumidor deve tomar certos cuidados ao adquirir os produtos, com o objetivo de evitar problemas desnecessários e, também, acidentes de consumo.
“A dica mais importante que a Agência de Metrologia dá à população é que as compras sejam sempre realizadas no comércio formal, sejam pequenos ou grandes empreendedores, e que o consumidor peça a nota fiscal. Mais do que a garantia do produto e a oportunidade de troca, a nota é também um documento legal que rastreia qualquer anormalidade no caso de acidentes de consumo, legitimando os direitos e reclamações”, informa o presidente da Metrologia Estadual, Rérison Castro.
Selo Inmetro: tranquilidade para quem vende e para quem compra
A Agência de Metrologia, como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), orienta também que as relações de consumo são balizadas pela legislação e que como órgão harmonizador neste processo de compra e venda, reforça a importância do cidadão em se informar bem sobre os produtos que visa adquirir:
Roupas: os produtos têxteis devem ter todas as informações contidas na etiqueta e precisam contar com a presença do selo de qualidade do Inmetro. Roupas íntimas e artigos têxteis em geral devem atender ao regulamento de conformidade estabelecido pelo Inmetro. Dentre o conjunto de informações obrigatórias, devem constar nas etiquetas dos produtos dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante ou importador, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Todas as informações devem estar escritas em português.
Cosméticos e perfumes: são produtos que são pré-medidos, a orientação da Metrologia Estadual é que o consumidor leia todo o rótulo da embalagem, que deve conter o peso final do produto, descartado o material que o embala.
Campeões de venda também têm que ser observados
Com a pandemia, as pessoas têm ficado mais em casa e investido na melhoria dos lares com a compra de produtos que proporcionam mais lazer e entretenimento em casa.
Com base em informações do Inmetro, alguns produtos são considerados os “campeões de venda”: secadores e pranchas de cabelo, torradeiras, sanduicheiras, fornos elétricos. Eles precisam ostentar o Selo de Identificação Inmetro na embalagem. É ele que atesta que a mercadoria foi avaliada quanto à segurança.
Além disso, quem pretende presentear com geladeiras, televisores, fornos de micro-ondas, deve ficar de olho em outro item que é a Etiqueta de Eficiência Energética (alguns produtos, além de terem a segurança avaliada, também devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, informando sobre a eficiência energética e o consumo de energia). A recomendação é que o consumidor priorize os produtos com classificação “A”, que contribuem para o consumo sustentável de energia e proporcionam economia de dinheiro na conta de luz.
Já os liquidificadores e secadores de cabelo, que são aparelhos que produzem muito barulho, a orientação é buscar o Selo Ruído, que informa a potência sonora em decibéis e classifica os aparelhos de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso). A identificação deve estar colada na embalagem.