Com o aumento das vendas no Dia dos Pais, o Procon está realizando em todo estado uma fiscalização para garantir que os direitos do consumidor sejam cumpridos. A ação começou na última segunda-feira (6). Ao todo, 100 estabelecimentos receberam os fiscais. Destes, nove estavam irregulares e foram notificados.
Segundo o Procon, a maior parte de ocorrências é a de falta de preços nas vitrines. “A gente deu um prazo para que o fornecedor, em até 48 horas, coloque o preço em toda a sua loja. A partir desse prazo, a gente volta e se o fornecedor não tiver regularizado a situação, nós fazemos uma autuação”, explicou o gerente do órgão, Magno Silva.
Na manhã deste sábado (11), os fiscais passaram em várias lojas e olharam principalmente os itens mais procurados para presente. Entre eles, aparelhos de celular e eletrônicos.
Vale reforçar algumas dicas pra não ter dor de cabeça: exija sempre a nota ou cupom fiscal; se o produto for entregue pela loja, antes de assinar a nota de recebimento, veja se está em condições adequadas; informe-se sobre a garantia e as condições de troca; nas compras pela internet, pesquise se o site é confiável e desconfie de ofertas milagrosas e preços de produtos muito abaixo do preço de mercado.
Em caso de denúncias, o consumidor deve fazer ligar no Disque Procon 151 e também entrar em contato com os núcleos nos endereços disponíveis neste link. Para formalizar a denúncia é preciso checar bem as informações, apresentar comprovantes e fotos para subsidiar as ações de fiscalização.