Algumas receitas, assim como o Dia dos Pais, são sinônimas de tradição em diversas partes do país, principalmente em momentos especiais com as pessoas que amamos.

Neste dia 12 de agosto, aproveite para preparar um cardápio totalmente brasileiro e deixar o seu pai com muita água na boca.

Muito famoso no Nordeste, o Baião de Dois tem como base o arroz e feijão e é uma divertida combinação de sabores. Além de ser superfácil de fazer, é o começo ideal para a sua comemoração.

A junção maravilhosa entre o queijo e a goiabada forma o Romeu e Julieta, um dos doces mais queridos do Brasil. Esta sobremesa fica ainda melhor como recheio de outro prato que faz muito sucesso nas feiras, o pastel. O Pastelzinho Romeu e Julieta é a opção perfeita para encerrar esta data com chave de ouro.

Isso que é tradição, não é mesmo?

Prepare tudo com muito carinho que o seu pai vai amar!

Veja abaixo o modo de preparo das receitas:

Como fazer Baião de Dois

Ingredientes:

1kg de arroz parboilizado

½kg de feijão de corda

200g de bacon em cubos

2 linguiças calabresas em cubos

½ cebola média em rodelas finas

2 dentes de alho amassados ou picados

2 tabletes de caldo de bacon

Sal a gosto

100g de Margarina 

½ kg de queijo coalho

Modo de Preparo:

– Cozinhe o arroz normalmente e deixe na panela, guardando espaço suficiente para acrescentar o feijão. Cozinhe também o feijão normalmente, tendo cuidado para não deixá-lo muito mole. Quando ambos estiverem prontos, prepare o tempero. Em outra panela coloque a margarina  para derreter e adicione o bacon e a linguiça para dourar. Quando estiverem levemente dourados acrescente, o alho e a cebola para dourar também.

– Em seguida jogue o feijão cozido (apenas o feijão, sem água), acrescente o caldo de bacon e o sal a seu gosto.

– Coloque 1 xícara de água e deixe ferver por uns 5 minutos. Após a fervura apague o fogo, pegue com uma colher e vá jogando dentro da panela do arroz, aos poucos. Mexa.

– Cuidado para não ficar com caldo em excesso. Corte o queijo em tiras e misture metade (reserve a outra para enfeitar o prato) junto com o arroz e o feijão.

– Após misturar bem coloque em um refratário de vidro e enfeite com o restante do queijo por cima.

 

Como fazer Pastelzinho Romeu e Julieta

Ingredientes:

250g de margarina

3 xícaras de chá de farinha de trigo tipo I (sem fermento)

2 ovos (1 para a massa e 1 para pincelar)

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de creme de leite

Recheio:

150g de goiabada em cubinhos

150g de queijo coalho ralado ou em cubos

Modo de Preparo:

Massa:

– Em uma tigela, peneire a farinha com sal e faça um buraco no centro, adicionando a margarina, creme de leite e um ovo.

– Misture tudo com as mãos até formar uma massa grossa. Você precisa sovar bem a massa para que ela fique completamente integrada com a margarina, montando uma massa bem macia. Reserve.

Recheio:

– Abra a massa com um rolo ou com uma garrafa, corte com um cortador redondo, coloque pedacinhos do queijo e da goiabada, feche formando o pastelzinho e aperte as bordas.

– Coloque em uma forma untada com margarina e leve ao forno médio (180 graus) até ficar dourado na parte de baixo.

Fonte: Vitória Galina