Nesta terça-feira, 27, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, e o setor de oncologia do Hospital Geral de Palmas (HGP) juntamente com a Fábrika Nutrição realizaram uma ação com entrega de presentes feita pelo próprio Papai Noel, para as crianças que estão em tratamento contra a doença no setor de Oncologia da unidade.

Segundo a coordenadora do setor de humanização do HGP, Goiamara Borges, foram doados 10 kits de higiene pessoal infantil, pela equipe da Advocacia Geral da União (AGU) e mais sete cartinhas foram atendidas com pedidos para o Papai Noel. “A equipe da Fábrika que presta serviço aqui no HGP na área de nutrição atendeu ao pedido das cartinhas e hoje fizeram a entrega dos presentes para as crianças que estavam no HGP, à entrega foi feita pelo Papai Noel.”

Ela explica que no ambulatório de oncologia do HGP são atendidas 33 crianças, e que a maioria é do interior do Estado que vem a cada seis meses fazer exames e retornam para suas cidades de origem. “Muitas crianças são transferidas para outras cidades porque Palmas ainda não é referência nessa área.”

“Sei da alegria que cada presente levará para essas crianças, por isso a nossa contribuição para que esse dia fosse tão especial para elas”, destacou a diretora da Fábrika Nutrição, Gizelle Prandini.

 

Foto: Ellayne Czuryto

Janecleia Pereira de Souza é de Gurupi e está com a filha Pâmela de 9 anos, em tratamento contra a leucemia desde os 2 anos. “Nos descobrimos com 2 anos e desde então fazemos  tratamento aqui no HGP. Por 3 anos ela ficou ótima sem tomar medicamento nenhum e ano passado a doença voltou.”

Pâmela Uelida Pereira de Souza escreveu a cartinha pedindo um teclado para o Papai Noel, e a mãe Janecleia falou da emoção de ter o pedido da filha atendido. “Ela tinha o sonho de ganhar um teclado e nunca pude comprar, então nos falaram da cartinha e ela escreveu. Ela ama cantar, canta na igreja perfeitamente e o sonho dela é ser  música ou cantora.”

As outras crianças que tiveram seu pedido atendido foram o Enzo Rodrigues Carvalho de 9 anos, que mora em Paraíso, e ganhou um celular e o Tiago de Jesus Silva dos Santos de 12 anos, morador de Balsas-MA, ganhou um lançador nurf.

 

 

Foto: Secretaria de saúde