Da Barra da Aroeira- Maju Cotrim

O quilombo Barra da Aroeira viveu nesta sexta-feira, 3, um dia importante ao receberem os títulos da terra que vivem há mais de 100 anos.

 

O momento marca uma luta histórica secular da comunidade. O quilombo nasceu em 1871 quando Dom Pedro presenteou Félix José com a área. Foram entregues dois títulos definitivos de uma área correspondente a mil hectares, beneficiando 117 famílias compostas por cerca de 1,2 mil pessoas que vivem da agropecuária e do extrativismo.

O governador Mauro Carlesse chegou por volta do meio dia recepcionado com carinho, música e pelos anciões da comunidade. Carlesse interagiu com a comunidade, tirou fotos e mostrou respeito pela história quilombola.

Dona Isabel e a presidente da comunidade, Maria de Fátima também estiveram no palanque do evento assim como a presidente da COEQTO, Cida.

Em sua fala Carlesse exaltou a luta e cultura de comunidade. “Estou tendo esse privilégio é isso pra mim tem um significado enorme”, disse. Ele sinalizou a destinação dos R$ 3,5 milhões que a comunidade pediu.”vamos prometer e realizar aquilo que é possível”, disse.

Sobre o problema de água tratada, Carlesse também sinalizou parceria para ajudar a resolver o impasse.