Maju Cotrim

A Ativista indígena Nurubia Werreria foi empossada como Secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Estado do Tocantins na tarde desta quarta-feira, 15. O auditório ficou lotado de representantes indígenas.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, empossou a primeira Secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Estado do Tocantins em clima de homenagens e manifestações culturais.

A secretária pediu um minuto de silêncio pelos anciãos que foram Levados pela Covid 19. Ela falou de representatividade: “pela primeira vez uma mulher indígena toma posse do que nos foi negado secularmente”, disse.

“Agradeço ao governador Wanderlei Barbosa, único governador que honrou sua palavra e criou uma secretaria dos povos originários”, disse ao agradece também o vice Laurez.

“Agradeço aos líderes indígenas e tradicionais homens e mulheres que vieram prestigiar este momento ímpar”, disse ao homenagear os pais que sempre a inspirou.

“Hoje não só sou eu que tomo posse, são nossos ancestrais”, disse. “Governador nos reduziu a um lugar que é nosso por direito”, disse.

“O Tocantins toma posse dos seus povos originários entrando pela porta da frente do Palácio numa luta história e reconhecimento, hoje o Tocantins toma posse de suas raizes mais profundas”, comentou.

“O dia de novo marca o início de um novo ciclo onde mostrarmos que não somos um estorvo nem entrave e que queremos e poderão contribuir. Vamos mostrar que a real riqueza e ter história e cultura”, disse.

“Hoje a história foi reescrita por um curraleiro”, comentou.

Cerimônia prestigiada

A presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Joenia Wapichana; representantes do Ministério dos Povos Indígenas; autoridades não indígenas e indígenas, além de gestores estaduais e municipais participaram.

A pasta

A Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Estado do Tocantins foi criada no dia 7 de janeiro de 2023, com a missão de articular, fomentar, coordenar e executar políticas públicas de inclusão e valorização dos povos originários e tradicionais do Tocantins em âmbito estadual respaldadas no desenvolvimento sustentável, na proteção dos direitos e na promoção do seu protagonismo.