Black Friday – Foto – Renata Pessoa/Prefeitura de Palmas

Com a chegada do mês de novembro muitos consumidores, aguardam pela Black Friday, que acontece na última sexta-feira do mês, que neste ano vai ser no próximo dia 25. Para aproveitar os descontos e evitar dor de cabeça ou qualquer problema, o Procon Tocantins alerta para os perigos envolvendo essa data.

A pesquisa de preço é a forma mais segura para não extrapolar o orçamento e cuidado com as compras por impulso. Outro cuidado, é monitorar o produto que quer comprar antes da oferta. O Procon Tocantins realizou o monitoramento de 1.518 produtos vitar que o consumidor seja enganado com falsos preços, ou seja, com propaganda enganosa.

“Alguns estabelecimentos podem aumentar o preço dos produtos nos dias ou semanas anteriores à promoção para dar impressão ao consumidor que seus produtos estão mais baratos. Então tire fotos, faça print do histórico de preços durante o mês para evitar ser enganado”, explica Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins.

Compras online

O consumidor deve ficar atento nas compras realizadas pela internet, sempre verificar o site se é seguro e realizar buscas sobre o histórico do mesmo. Cuidado na hora de clicar em links de anúncios recebidos em redes sociais. Verifique ainda o CNPJ da empresa na Receita Federal e se tem reclamações do sites de compra em demais canais.

O Procon também alerta sobre links patrocinados, pois o número de pessoas que caem nessas armadilhas é alto. Uma dica é verificar na hora de acessar o site se na barra superior de pesquisa, o mesmo inicia com “https” e mantenha sempre seu dispositivo seguro com algum antivírus.

Verifique na hora de imprimir o boleto ou em compras realizadas via PIX, se o beneficiário é o mesmo que está realizando a venda. Cuidado com sites ou perfis falsos em redes sociais usados para enganar os consumidores.

Pagamento

Fique de olho também na forma de pagamento. Alguns estabelecimentos oferecem mais desconto nos pagamentos a vista. Compras no crédito devem ter cuidado redobrado, alguns fornecedores mostram com destaque apenas o valor da parcela, mas coloca em letras pequenas o número de prestações que serão pagas.

“Nunca fique em apenas em uma loja, verifique outros estabelecimentos, sejam físicos ou online para avaliar se o produto está realmente em promoção. E é sempre bom lembrar dos seus direitos como consumidor, qualquer irregularidade, denuncie no Procon Tocantins”, alerta o gestor.

Denuncie

O Procon Tocantins ressalta que, durante a Black Friday, os consumidores poderão denunciar falsos descontos e irregularidades nos produtos por meio do Disque151 ou no Whats Denúncia (63) 99216-6840. Para formalizar a reclamação, o mesmo pode entrar no site www.to.gov.br/procon.

Evite propaganda enganosa

Para que o consumidor não seja lesado durante a Black Friday, o Procon Tocantins realizou entre os dias 7 a 10 de novembro pesquisa de preço em 141 estabelecimentos comerciais, no qual 1.518 produtos foram pesquisados. A Black Friday, acontece toda última sexta-feira do mês de novembro que este ano.

O objetivo do Procon Tocantins com a realização da pesquisa, é evitar que o consumidor seja enganado com falsos preços, ou seja, com propaganda enganosa. “Este trabalho é realizado para garantir que os descontos oferecidos pelas lojas sejam realmente verdadeiros e que o consumidor não fique no prejuízo”, afirma Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins.

O monitoramento foi realizado em Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Dianópolis, Guaraí, Colinas, Araguaína e Tocantinópolis.  Entre os itens pesquisados estão carros, motos, smartphones, notebooks, perfumes, joias, relógios, óculos, roupas, calçados, brinquedos, bicicletas, materiais esportivos, eletrodomésticos, ar condicionado, climatizador, diversos móveis, entre outros.

Propaganda enganosa

Publicidade enganosa, também conhecida como propaganda enganosa, é comum acontecer durante a Black. A publicidade enganosa está respaldada no Art. 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Ou seja, segundo o CDC, é “enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços”.

Consumidor pesquise

O gerente de fiscalização Magno Silva, orienta ainda que faça seu próprio monitoramento, tire fotos das placas de preços dos produtos desejados e faça a checagem depois na data promocional.

“Para as compras onlines, o consumidor pode tirar print da tela e guardar. A pesquisa de preço é fundamental para que o mesmo não seja enganado. É valido lembrar que no dia da Black, a equipe de fiscalização irá retornar aos locais e fazer a checagem dos preços fiscalizados. E caso seja encontrada alguma irregularidade as empresas serão autuadas”, explica Silva.

Denuncie

Qualquer irregularidade encontrada o consumidor pode fazer a denúncia por meio do Disque Denúncia 151 ou pelo What Denúncia 99216-6840. O consumidor deve passar todas as informações do estabelecimento, como nome, endereço e localização. O mesmo também pode enviar fotos, vídeos, cupom e nota fiscal ou qualquer documento para comprovação da denúncia e auxiliar o trabalho dos fiscais.

Fonte – Procon Tocantins