Objetivo da data é aumentar a conscientização sobre a prevenção e esclarecer sobre os atendimentos no Sistema Único de Saúde
No mês de setembro os CAPS têm atuado no desenvolvimento das ações em alusão ao cuidado com a saúde mental como caminhadas e palestras.
 
Na terça-feira, 10, é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, data que foi criada com o intuito de aumentar a conscientização entre organizações, governos e sociedade, reforçando que os suicídios são evitáveis. Na ocasião, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta para o cuidado com a saúde mental e esclarece sobre o atendimento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população.
O SUS oferece atendimento gratuito na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que é composta pela Unidade Básica de Saúde (UBS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).
A enfermeira da Gerência da Rede de Atenção Psicossocial da SES-TO, Narayane Diniz Silva Noleto, explica que “a Rede tem por finalidade a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde”.
“Os CAPS trabalham em regime de porta aberta, isto é, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários. Neste mês de setembro os Centros de Atenção Psicossocial tem atuado no desenvolvendo das ações em alusão ao cuidado com a saúde mental como caminhadas, palestras, entre outros”, reforçou a enfermeira.
Rede de atendimento
A rede conta com 21 CAPs, nos municípios de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Palmas, Formoso do Araguaia, Gurupi, Taguatinga, Dianópolis, Araguatins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Sítio Novo, Tocantinópolis, Colinas do Tocantins, Pequizeiro e Araguaína.
Sob gestão estadual, a SES-TO possui 32 leitos psiquiátricos, sendo 10 no Hospital Regional de Araguaína (HRA) e 22 no Hospital Geral de Palmas (HGP).
Dados
Dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) apontam que em 2023, ocorreram no Tocantins, 159 mortes por suicídio. Já de janeiro a julho deste ano foram registrados 102 casos.
Setembro Amarelo
Em todo ano, é promovida pela SES-TO, a Campanha Setembro Amarelo, ação de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. A iniciativa é coordenada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com o tema ‘Se precisar, peça ajuda!’.