Ícone do site Gazeta do Cerrado

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata: Tocantins registra 214 novos casos


A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) destaca, neste domingo, 17, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do segundo tipo de câncer mais comum entre homens no Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata compõe a campanha Novembro Azul, que busca sensibilizar a população masculina sobre a relevância dos exames de rotina e do autocuidado para reduzir a mortalidade causada por essa doença, que tem se tornado cada vez mais comum e preocupante.

O câncer de próstata, cuja cura pode chegar a 90% quando diagnosticado precocemente, ocorre devido à multiplicação desordenada de células na próstata, uma glândula de aproximadamente 20 gramas, localizada abaixo da bexiga e responsável pela produção de parte do sêmen. De início silencioso, a doença raramente apresenta sintomas em seus estágios iniciais, o que leva à necessidade de exames preventivos regulares. Quando os primeiros sinais aparecem – dor óssea, dificuldade para urinar, necessidade frequente de urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen – aproximadamente 95% dos casos já está em uma fase avançada, o que reduz as chances de tratamento eficaz.

Relatórios do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que “entre os fatores de risco estão o histórico familiar da doença (casos entre parentes próximos, como pai, irmãos ou tios), obesidade e raça, sendo que homens negros apresentam maior incidência desse tipo de câncer. De acordo com recomendações médicas, a partir dos 45 anos, homens com fatores de risco devem buscar orientação urológica para realizar o PSA e o toque retal, exames essenciais para avaliar possíveis alterações na próstata, como endurecimento e presença de nódulos. O toque retal, responsável por diagnosticar aproximadamente 20% dos casos, é uma ferramenta importante que, embora ainda enfrente resistência devido a preconceitos, tem mostrado resultados fundamentais para diagnósticos e tratamentos precoces”.

Além da detecção precoce, o INCA recomenda uma série de medidas preventivas para a redução dos riscos de câncer de próstata e outras doenças crônicas. Essas orientações incluem uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais, e a redução do consumo de gordura, especialmente de origem animal. Para manter a saúde geral, é recomendado praticar ao menos 30 minutos diários de atividade física, controlar o peso, monitorar e tratar adequadamente condições como hipertensão, diabetes e colesterol elevado, além de reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo.

Outro ponto de destaque na campanha Novembro Azul é a importância de quebrar barreiras culturais que desestimulam os homens a cuidarem da própria saúde. “Historicamente, o autocuidado masculino foi marcado por preconceitos e mitos que associavam a busca por atendimento médico à fraqueza, mas a conscientização e o acesso à informação têm ajudado a reverter essa visão. Hoje, o movimento Novembro Azul e o Dia Mundial do Câncer de Próstata são ocasiões que incentivam os homens a se cuidarem, destacando que a saúde masculina depende de prevenção e acompanhamento regular”, pontua o Técnico em Saúde Masculina da SES-TO, Tárley Abdalla.

“Nosso desafio com a saúde do homem ainda é a baixa procura pelos serviços, especialmente se compararmos com a participação feminina. É preciso desmistificar o autocuidado e fortalecer o entendimento de que buscar exames preventivos é um ato de coragem e responsabilidade com a própria saúde”, acrescentou o técnico.

Dados

Dados do Painel Oncologia Brasil apontam que em 2023, o Tocantins registrou 214 novos casos de câncer de próstata. Já em 2024, até outubro, foram diagnosticados 57 casos. Os pacientes têm acesso a atendimento integral na rede pública, com serviços especializados nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs) em Palmas e Araguaína, onde são disponibilizados tratamentos como cirurgia, radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia, conforme a recomendação médica.

Sair da versão mobile