No dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós no Brasil. Com o aumento da longevidade da população, a família brasileira tem vivido um novo relacionamento com pais dos pais, afirmam os especialistas.

Aquela imagem de avós velhinhos já não é mais tão comum assim. Muitas vezes, os avós ainda estão na faixa dos 40 ou 50 anos e praticam esportes, trabalham, namoram e participam ativamente da vida dos filhos e dos netos.

Famílias com três ou até quatro gerações convivem e, segundo a doutora em psicologia clínica e cultura, Vanessa Cardoso, isso faz muito bem.

“Os benefícios de uma convivência intensa entre avós e netos é para as duas gerações.”

Conforme Vanessa, “os avós criam um senso de continuidade geracional e para as crianças é uma forma de diminuir os preconceitos com a velhice e aprender que elas não são o centro do universo”.

‘Avoternidade’

Dia dos Avós  — Foto: Divulgação

Dia dos Avós — Foto: Divulgação

Psicólogos acreditam que são incontáveis os efeitos positivos da “avoternidade”. O termo, usado pela especialista em inteligência relacional Thirza Reis, serve para nomear a nova relação familiar dos avós onde, segundo ela, “há uma ressignificação do amor”.

“Os avós trazem segurança, apoio e ensinamentos que somente os mais velhos podem oferecer aos pequenos da família”, explica a especialista. Para ela, os avôs e avós podem ser a referência de afeto e acolhimento para as crianças.

“Eles vivem uma paternidade e maternidade em outro nível, sem as cobranças sociais de não poder errar.”

Para o idoso, o convívio frequente com os netos resulta em uma melhor qualidade de vida. “Fisicamente eles se sentem mais ativos. Também se preocupam com a saúde para que possam garantir o acompanhamento do crescimento das crianças”, completa a psicóloga.

Tempo de novas famílias

Ampulheta mostra passagem do tempo — Foto: TV Globo/ Reprodução

Ampulheta mostra passagem do tempo — Foto: TV Globo/ Reprodução

O mundo vive um momento social com novas configurações familiares e a longevidade muda antigos papéis. Segundo a doutora em psicologia clínica e cultura Vanessa Cardoso, o ponto positivo é que os pais – que são a geração do meio – podem sentir mais segurança sabendo que os filhos estão com pessoas que os amam.]

“O convívio com os avós traz maior auto estima e confiança para as crianças.”

Por outro lado, a especialista chama a atenção para um “efeito colateral” dessa disponibilidade. Segundo a psicóloga, é preciso evitar “uma infantilização da paternidade”.

“A geração do meio deve assumir o seu lugar para que os relacionamentos sejam saudáveis”, alerta.

Origem do Dia dos Avós

O Dia Mundial dos Avós é celebrado em 26 de julho em homenagem à Santa Ana e São Joaquim. Os pais da Virgem Maria – avós de Jesus Cristo – são considerados os padroeiros de todos os avós pela Igreja Católica.

No dia 26 de julho de 1584, os avós de Jesus Cristo foram canonizados pelo Papa Gregório VIII canonizou. Por isso, a escolha da data para a celebração.

Fonte: G1 DF

________________________________________________________________________

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796