O reconhecimento da luta da pessoa com deficiência por seus direitos enquanto cidadão foi um dos tópicos abordados em palestra oferecida na manhã desta sexta-feira, 21, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no Resolve Palmas na Avenida JK, na Capital.

A palestra sobre Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi oferecida pela neuropsicopedagoga e especialista em Libras e Educação Inclusiva, Andreia Aparecida Celestino Nunes, que pertence ao quadro de servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a 35 colaboradores das três unidades do Resolve Palmas.

A palestra abordou desde panorama sobre o preconceito contra a pessoa com deficiência. “Eram pessoas tidas como imprestáveis há alguns séculos. Mostramos esse histórico e como demorou para serem reconhecidas como cidadãos e sujeitos da sociedade. Hoje existem leis e a sociedade precisa abraçar esse reconhecimento”, disse Andreia.

Segundo ela, Libras é a segunda língua reconhecida no nosso País. “A partir dela tentamos mostrar para esse público que trabalha com atendimento a importância de todos se sensibilizarem e manifestarem mais empatia para compreender o que ocorre quando não ocorre comunicação com uma pessoa surda”, afirmou a neuropsicopedagoga.

A atendente Hildelaine Ferreira do Carmo assistiu à palestra e demonstrou já ter algum conhecimento em Libras. “Ficou claro o quanto a falta de conhecimento dificulta a comunicação com quem é surdo. Já tenho algum conhecimento em Libras porque busquei aprender quando conheci uma colega que é surda”, disse. “Não conheço Libras, mas acho interessante, principalmente, para nós que trabalhamos com atendimento. Já recebi pessoas surdas e sei o quanto é difícil tentar interagir”, disse a supervisora de atendimento Zeli de Vogarins.

Conforme adiantou a supervisora do Setor de Qualidade e Informação, Fernanda de Oliveira Rocha, a palestra é apenas uma das iniciativas que o Resolve Palmas fará, em breve, para qualificação do serviço para atendimento a pessoas com deficiência. Estão previstas desde adaptação das entradas, implantação de tapete tátil, poltronas especiais e contratação de profissionais habilitados em libras para atendimento ao público e cursos de qualificação do quadro de servidores.