Uma das etapas do Projeto de Estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu é a realização de um diagnóstico turístico, econômico, social e ambiental, que já está em fase de execução, identificando o potencial turístico e caracterizando os atrativos naturais, culturais e o estágio atual das atividades turísticas na Bacia do Ribeirão Taquaruçu, incluindo o Distrito de Taquaruçu e a comunidade de Taquaruçu Grande.
O diagnóstico servirá como referencial técnico para o Projeto, que tem a parceria da Prefeitura de Palmas, através da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e do Sebrae Tocantins, cuja proposta é identificar e consolidar com perenidade as atividades turísticas do Distrito de Taquaruçu, possibilitando com as ações previstas no projeto o desenvolvimento dos pequenos negócios na região.
A partir dos dados levantados, serão desenvolvidas ações de relevância e eficácia junto à comunidade, atuando com ênfase na formação e fortalecimento de redes de empreendedores, articulando parcerias locais e identificando novas oportunidades de atuação.
O diagnóstico fará um mapeamento georeferenciado dos atrativos naturais e seus acessos, atualizando a descrição das características físicas dos atrativos, nível de dificuldade de trilhas de acessos, capacidade de carga dos atrativos, fluxo de pessoas e a construção de destinos turísticos para orientar o desenvolvimento das potencialidades.
Segundo o presidente da (Agtur), Cristiano Rodrigues, esse diagnóstico é fundamental para a implantação do Polo Turístico de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. “Nossas informações estavam defasadas, e com base nesses dados, que já estão sendo coletados, poderemos desenvolver ações que promovam as potencialidades e estruture as atividades turísticas e econômicas da região”.
As riquezas de Taquaruçu já foram alvo de inúmeros estudos científicos na região para identificar seu potencial turístico e diagnosticar sua condição ambiental e fundiária para desenvolver a atividade turística no distrito trabalhando com as premissas do ecoturismo. E esses estudos servirão de apoio ao levantamento do diagnóstico.
Sobre o Projeto
O Projeto de Estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu vem com o objetivo de identificar e consolidar os principais atrativos turísticos da região oferecendo capacitação, planejamento, gestão e divulgação das belezas naturais. E assim, estimular o empreendedorismo, geração de emprego e renda, promovendo a inclusão social e contribuindo para o desenvolvimento e promoção de produtos associados ao turismo.