Apesar das vantagens de ser MEI, como horários flexíveis, ausência de chefia, assegurado pelo INSS, nem tudo é tão vantajoso. Um dos aspectos que consome noites de sono de muitos é o gerenciamento de suas finanças.
A variação de ganhos, a irregularidade nas datas de pagamentos e a falta de alguns benefícios da vida assalariada (décimo terceiro, férias, etc) acaba consumindo muito esse novo empreendedor, e a gestão do seu negócio é realmente desafiador!
Quanto posso gastar, quanto posso comprometer meu caixa nas compras parceladas, quanto preciso de reserva para as emergências, o que é Capital de Giro, e se o cliente não pagar e eu tiver inadimplências…
Veja algumas estratégias financeiras para minimizar esses impactos e acompanhe as DICAS para lidar com situações inesperadas.
Faça uma redução extrema de custos
É o momento de “sentar” em cima do caixa e cortar tudo aquilo que não é necessário. Se a personalização da embalagem é um processo caro, é hora de simplificar. Renegocie: impostos, fornecedores, funcionários, dívidas etc.
Foque nos produtos/serviços mais rentáveis
Diversificar produtos e serviços é uma regra de sobrevivência de qualquer negócio, mas o momento pede para sermos mais racionais e dar foco na lucratividade da empresa. Estude todos os seus produtos, serviços, mercados e segmentos e permaneça com os mais rentáveis. Os demais devem ser dispensados.
Se reinvente e crie sistemas alternativos de venda
Aproveite o momento em que o cliente está mais flexível e crie sistemas de venda online com delivery ou implante um sistema de retirada (Drive-Thru) na sua empresa.
Faça parcerias
Este é o momento de todos darem as mãos, fazerem parcerias e promoverem formas de ajuda mútua. Num período de fragilidade, dois concorrentes fracos podem acabar ficando pelo caminho.
Faça vouchers, mas tenha cuidado
Para algumas profissões, principalmente ligadas a beleza e estética, é possível antecipar receitas oferecendo vouchers (pacotes de tratamento, por exemplo).
Muito cuidado, pois, ao acabar a quarentena, você continuará precisando gerar faturamento. Não ocupe mais que 50% da sua agenda com clientes que compraram seus vouchers.
Dica MoneyLise: Lembre-se: independente do seu setor de atuação, é hora de fortalecer nossos negócios e o autoconhecimento, afinal, juntos somos muito mais fortes!