Papelarias lotadas e crianças ansiosas pela escolha do material escolar. Já que não tem como fugir das compras , confira algumas dicas de como economizar neste momento.

Pesquise

Faça uma pesquisa em pelo menos três locais diferentes que poderão ser no seu bairro, no centro, no shopping ou até nas grandes redes para ter uma noção mais real dos preços e suas variações.

Reutilize

Lápis de cor e cadernos que não chegaram ao fim, por exemplo, podem ser reutilizados se o material estiver em bom estado e atender à lista.

Compre junto

Em grupo, os pais têm o poder de negociação. Organize as compras previamente, determinando os valores, locais e materiais que serão comprados.

Compre em uma papelaria ou em várias?

Comprar em um só local pode ser mais viável, pois você tem o poder de negociação em suas mãos e pode até conseguir algum desconto. Se preferir optar por comprar em locais diferentes, confira se esses deslocamentos não serão mais custosos em tempo e dinheiro.

Levar ou não os filhos?

Antes de sair para as compras combine com os filhos, de maneira clara, quanto poderão gastar na compra de todo o material escolar para evitar discussões, birras e choros das crianças. Os filhos precisam entender que a família tem aquela quantia para gastar e precisam participar do orçamento doméstico.

Personagens e marcas conhecidas

Fuja de produtos importados, modismos ou de materiais mais caros sempre que puder. Times de futebol e personagens podem pesar no orçamento.

Programando as compras

Quanto mais cedo você se organizar para as compras, mais tempo você terá para escolher os materiais. Além disso, se você deixar para a última hora, corre o risco do material solicitado não estar mais disponível. Leve em conta que precisará de um tempo para etiquetar o material e, em alguns casos, encapá-lo.

Pagamento: a vista ou parcelado?

Se você puder pagar o valor parcelado e sem juros, é uma boa saída. Mas não se esqueça das despesas do início do ano. Então, se tudo isso causar peso no orçamento lá na frente, pagar à vista pode ser uma alternativa, pois não ficará sobrecarregada com as despesas comuns mais a parcela do material escolar.

Internet

O ideal é usar a internet apenas para realizar algumas cotações de preço e para você ter uma noção do que comprar. Só é recomendado fazer compras pela internet se não existir pressa para usar o material, pois podem ocorrer atrasos na entrega dos produtos.

Filas

Verifique com os estabelecimentos quais são os melhores horários para a compra. Se possível, compre fora do horário de pico e escolha um dia menos movimentado.

Produtos de higiene pessoal ou de limpeza

Não compre. A escola somente pode solicitar a compra do material didático e pedagógico, ou seja, aquele que será utilizado no aprendizado da criança.

Dica esperta

  • Faça sempre um orçamento prévio;
  • Ao comprar, peça nota fiscal discriminada;
  • Só compre em estabelecimento legalizado e nunca em ambulantes ou camelôs.