Maria José Cotrim
Semana decisiva para as eleições deste ano no que diz respeito á disputa ao Senado. Três nomes correm esta semana em busca de indicação nas chapas que ainda estão em fase de montagem: o deputado federal Irajá Abreu do PSD, o deputado estadual do PT, Paulo Mourão e o ex-deputado federal Eduardo Gomes.
A Chapa que está em aberto é a do pré-candidato Marlon Reis do Rede Sustentabilidade e que ainda está em fase final de conversação com PT e o grupo de partidos que apoiam a senadora Kátia Abreu.
Mourão é a alternativa do PT para a disputa ao Senado depois que a legenda rompeu com o grupo de Carlos Amastha. Ele já disputou em 2010 a mesma vaga porém não obteve êxito.
Já Irajá Abreu já tem a mãe, Kátia Abreu que já é senadora e caso seja indicado ou até mesmo seja eleição, será uma situação inusitada ter dois membros da mesma família no Senado.
Nos outros grupos políticos que vão disputar, os nomes ao Senado já estariam pré-definido: Ataídes Oliveira e Vicentinho Alves na Chapa de Carlos Amastha e César Halum e Siqueira Campos na do governador e candidato á reeleição, Mauro Carlesse. Nesta última Chapa há conversações para tentar incluir Eduardo Gomes porém apenas se Siqueira abrisse mão da vaga.
Avulso
Outra possibilidade é o lançamento de candidatura avulsa para o Senado o que prejudica diretamente a chapa proporcional de candidatos a deputados estaduais e federais.