Nessa quarta-feira, dia 11 de novembro, a candidata à vereadora pelo Partido PCdoB Professora Germana, se reúne com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins CAU/TO. Na ocasião a candidata assina a carta-aberta à sociedade e aos candidatos nas eleições municipais de 2020 – um projeto de cidades pós-pandemia.

A carta elaborada pela Comissão Especial de Políticas Públicas Urbanas e Ambientais do CAU/TO, com a participação dos conselheiros, elenca os 15 pontos mais relevantes para a realidade no estado. Dentre eles, evidência a universalização do saneamento básico integrando-o aos outros planos de políticas públicas de saúde, habitação, arborização, recursos hídricos e resíduos sólidos.

Com a recomendação dos órgãos oficias de Saúde para que as pessoas fiquem em casa nesse período de pandemia, essas questões ficaram bastante em evidência e expondo as condições de habitação e a ausência de moradia digna no país. Nesse sentido a Carta destaca a aplicação da Lei 11.888/2008 da Assistência Técnica para Habitação de interesse social (ATHIS), vinculada às políticas públicas de saúde, saneamento e regularização fundiária.

A professora Germana, que é Arquiteta e Urbanista, ajudou na elaboração da lei 11.888/2008 quando fazia parte da Federação Nacional dos Arquitetos e do ConselhoNacional das Cidades, e para ela a carta apresenta uma série de princípios que ela defende “A carta traz propostas que nós também incorporamos no nosso plano de ação parlamentar de uma cidade sustentável”. A candidata, destaca ainda que o CAU apresenta propostas paragarantir o Direito à Cidade, à moradia, ao saneamento básico, à mobilidade sustentável. Como professora e pesquisadora da área de planejamento urbano, acredito que seja fundamental a garantia desses princípios para que agente tenha uma cidade ordenada, justa e democrática”, conclui a candidata.

Germana assina a carta de compromisso junto ao presidente do conselho na sede do CAU/TO, às 11h da manhã da quarta-feira, 11 de novembro. A carta é aberta à sociedade e pode ser acessada no site da entidade https://www.cauto.gov.br/.