Maria José Cotrim
Janeiro de muitas articulações e conversas em prol do comando da Assembleia Legislativa do Tocantins. Nos bastidores a disputa está claramente entre o portuense Toinho Andrade, que é do partido do governador Mauro Carlesse e a atual presidente Luana Ribeiro do PSDB. As definições finais sairão até dia 31 de janeiro quando os nomes da composição das chapas devem ser apresentados após as costuras.
Toinho já teria inclusive dito a aliados que já contabiliza o quantitativo de votos necessários para vencer a disputa. Por outro lado, Luana Ribeiro tem conversado também com simpatizantes de sua candidatura e mantém firme o propósito de buscar a reeleição. Na base do silêncio ela vai na sua estratégia de convencimento junto a alguns pares.
Tem deputado que já teria até um placar para a polarização dentre os dois porém resta saber e pesará também na definição o apoio do governador Mauro Carlesse já que o vice, Wanderlei Barbosa trabalha fortemente em prol de Toinho.
Cada dia é decisivo na busca de apoio mesmo com a Assembleia oficialmente de recesso. São almoços, reuniões, visitas…Os novatos também seriam decisivos neste processo de escolha.
Fator surpresa
Este cenário atual pode passar por alteração caso haja algum fator surpresa, o que se tratando de Politica não está descartado. Há quem diga que Eduardo do Dertins pode vir aí com seu potencial de articulação porém o quadro vai se desenhando em torno de Luana e Toinho atualmente.
Toinho não é só do partido de Carlesse… é aquele aliado e defensor de primeira hora. Luana também não fica atrás na proximidade com o governador. Conforme apuramos, Carlesse deve ficar de fora da disputa sem apoiar ninguém.
A Gazeta acompanha todos os detalhes.