Palmas e Gurupi estão entre as 44 cidades do Tocantins que vão prorrogar a vacinação contra a poliomielite e o sarampo. As duas não atingiram a meta de imunizar 95% do público alvo durante a campanha. Entre as três maiores cidades, Araguaína foi a primeira a chegar ao índice e por isso suspendeu o serviço.
A Secretaria Estadual da Saúde disse que será necessário estender a vacinação em 44 cidades, mas ainda não divulgou a lista. Na capital, o índice de cobertura está em 87,3% contra poliomielite e em 86,6% contra o sarampo. As doses continuam disponíveis nas 32 salas de vacina da cidade.
Já em Gurupi, os índices são de 89,65% para a poliomielite e 88,67% para o sarampo. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde e policlínicas da cidade.
O novo prazo da campanha segue até 25 de setembro, quando um novo balanço será feito.
As crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina contra poliomielite serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que tomaram uma ou mais doses, receberão o reforço da gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias, que não necessitam de uma nova dose.
Fonte: G1 Tocantins