O Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), divulgou o resultado preliminar de habilitados e não habilitados a 12 editais emergenciais destinados ao setor cultural. Cada edital é voltado a um segmento distinto: Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Comunidade Afro Brasileira e Quilombola, Dança, Literatura, Mestre e Mestras, Música, Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Povos Indígenas e Teatro. As listas podem ser conferidas no site da Agência (www.adetuc.to.gov.br), no link “Informações sobre a Lei Aldir Blanc”.
Os inabilitados nesta fase têm o direito de interpor recurso, no período de 12 e 14 de dezembro, exclusivamente pelo mapa.cultura.to.gov.br, onde podem ser acessados os formulários de recurso de cada segmento. Para maiores informações ou esclarecimento de dúvidas, a Adetuc disponibilizou email para cada segmento, relacionados nos editais, o telefone (63) 3218-1370 ou whatsapp (63) 99294-6010.
Juntos, os 12 editais preveem uma premiação total de R$ 10 milhões. Os recursos são federais, provenientes da Lei Aldir Blanc.