Uma grande quantidade de dinheiro foi apreendida neste sábado (16) em Miracema, na região central do Tocantins. Segundo a Polícia Militar (PM), o dinheiro estava com um homem, de 57 anos, próximo de uma aeronave em uma pista de pouso na região rural da cidade.
As primeiras informações são de que o avião decolou quando os policiais chegaram ao local. Segundo a PM, um homem ficou na pista e a polícia realizou uma revista. No bolso da calça dele foram encontrados R$ 10 mil e dentro da mochila foram encontrados vários pacotes de dinheiro.
Os policiais ainda não fizeram a contagem, mas o suspeito informou que as notas somam cerca de R$ 1 milhão.
O homem não quis informar a origem nem o destino do dinheiro. Ele foi levado para a delegacia e o caso está sendo investigado.
A Polícia Civil informou que foi aberto procedimento investigativo para averiguar a origem do dinheiro que estava sendo transportado em aeronave por um funcionário de uma empresa tocantinense. A aeronave saiu de Goiás com destino a Palmas.
A abordagem do transportado foi feita pela Polícia Militar durante patrulhamento em área próxima ao local de aterrissagem. Em seu depoimento, o homem não soube explicar a origem ou destinação do dinheiro.
A Policia Civil esclareceu que, portar moeda nacional dentro do país, independentemente do valor, não constitui crime, se o portador souber explicar a origem dos valores. Do contrário, poderá ser configurado, com o avanço das investigações, dentre outros delitos, crime contra o sistema financeiro nacional.