No Banner to display

Do retrô ao minimalismo: estilos de decoração

Por Luciane Santana | 30/06/2020

Última atualização em 30/06/2020 15:41

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp
Decorar uma casa é uma delícia, mas nem sempre é fácil deixar os ambientes com a nossa cara quando se tem um monte de tendências de decoração para se inspirar. Veja seis estilos diferentes para você descobrir o que mais combina com a sua vibe, além de dicas sobre materiais, design e cores que irão facilitar a sua escolha na hora de decorar o seu cantinho. Confira!

1 – O ESTILO CONTEMPORÂNEO TEM VISUAL CLEAN E CORES NEUTRAS

Um das características marcantes do estilo contemporâneo na decoração é o visual bem clean, traduzido por móveis de linhas retas e uma paleta de cores claras e neutras na base. Com isso, os tons mais fortes são inseridos de forma pontual, em almofadas, mantas e quadros.

Projeto de Karina Korn ressalta o estilo contemporâneo, com pontos de cores fortes

Vale estampas? Sim, de preferência geométricas e sem exageros. Além disso, materiais como madeira, mármore, vidro e itens metálicos também estão presentes nesse estilo decorativo, que valoriza uma circulação mais fluida, funcional e bem elegante.

2 – O ESTILO INDUSTRIAL É INSPIRADO NO LIFESTYLE DE NOVA YORK DOS ANOS 60

Na década de 60, a população americana crescia com muita rapidez e a solução foi recorrer a antigas fábricas e galpões desocupados para transformá-los em casa. Esse novo jeito de morar, com espaço abertos, tubulações e tijolos aparentes, se tornou uma tendência tão forte que conquista adeptos até hoje.

Projeto de Bruno Moraes,o estilo industrial foi inspirado nos lofts americanos dos anos 60, com muito cinza, ferro e iluminação aparente Projeto de Bruno Moraes,o estilo industrial foi inspirado nos lofts americanos dos anos 60, com muito cinza, ferro e iluminação aparente

Para incorporar o estilo industrial, aposte em paredes com efeito de cimento queimado e misture elementos como madeira e ferro envelhecido. Na decoração, peças vintage, como máquina de escrever câmeras analógicas, entram em cena, assim como quadros abstratos, itens geométricos ou em cobre.

3 – MINIMALISMO NA DECORAÇÃO: O ESTILO ESTÁ EM ALTA!

O estilo minimalista, que inspirou inclusive a moda, faz referência aos movimentos artísticos que aconteceram ao longo do século XX e que se expressavam por meio de poucos elementos.

O minimalismo aposta na funcionalidade e no estilo de vida mais simples, com poucos objetos

Na decoração, essa estética é percebida na predominância de tons de branco e muito claros e pouquíssimos itens decorativos. Além da estética, a escolha pelo estilo está muito ligado a um propósito de vida mais simples, em todos os aspectos.

4 – UM PÉ NO PASSADO E OUTRO NO PRESENTE COM O ESTILO RETRÔ

Diferente do estilo vintage, em que há um resgate de peças originais da época, o estilo retrô faz uma mistura entre os tempos. É que essa tendência é pautada na utilização de móveis e objetos modernos que contam com um design que remete ao passado.

O estilo retrô utiliza elementos do presente para fazer um volta ao passado

Entre eles, o sofá com pé palito, estampas grandes e coloridas em papéis de parede e eletrodomésticos com bordas arredondadas são os preferidos de quem aprecia a decoração. A paleta também de cores também é muito marcante, com muito vermelho, laranja e amarelo – além do azul-claro, muito lembrado por ter sido muito destacado em carros da época, como a Kombi e o Fusca.

5 – O ESTILO ESCANDINAVO TEM CARACTERÍSTICAS MINIMALISTAS E MUITA TEXTURA

O nome já dá uma pista: esse estilo surgiu no norte da Europa, na península Escandinava, formada por Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia. Entre as principais características, essa tendência é bem parecida o minimalismo, pois valoriza a simplicidade e a funcionalidade dos elementos.

O estilo escandinavo investe na luminosidade, com cores bem claras

Vale ressaltar que o estilo escandinavo explora a luminosidade dos ambientes com cores bem claras, como branco, cinza e bege. Para deixar os espaços mais aconchegantes, vale usar madeira e estofados com texturas.

6 – O ESTILO RÚSTICO APROXIMA A NATUREZA E O URBANO

Para quem quer um pouco de natureza dentro de casa, o estilo rústico é a melhor pedida. É um tendência que explora as texturas e imperfeições dos elementos naturais, como pedras, vime, madeira, cerâmica, linho, palha e couro.

Palha, vime e materiais rústicos trazem uma estética mais natural

Peças com aparência mais vivida dão todo um charme, como móveis de madeira, metais com efeito oxidado e louças vintage. Na paleta de cores, o marrom da madeira em harmonia com tons claros garantem leveza e frescor. E não se esqueça de compor os ambientes com plantas e flores!

Texto original publicado em Pure People

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim - @MajuCotrim
[email protected]

Diretor Geral (CEO): Marco Aurélio Jacob - @MarcoJacobBrasil
[email protected]

Presidente do Conselho Deliberativo: Stênio Jacob

Expediente

Sub Editor: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Colaborador: Fagner Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Contabilidade: Júnior Goes

Juridico: Jacqueline Paiva

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 984-571-004
[email protected]

Institucional (63) 981-159-796 (Marco Aurélio)
[email protected]