O jornalista e documentarista portuense João Luiz Neiva comemora 200 mil visualizações do seu documentário “O Giro da Folia de Cima” no YouTube, plataforma de compartilhamento de vídeos. O registro audiovisual retrata a Folia do Divino na zona rural de Monte de Carmo.

Em 2017 o documentário registrava 100 mil visualizações. Em menos de um ano a marca dobrou.

Registro da história

O documentarista faz parte da produtora audiovisual Idearte, que tem como foco de trabalho o patrimônio material e imaterial do Tocantins, principalmente de Porto Nacional. Em seu portfólio já se encontram 57 documentários. “O nosso objetivo é resgatar a memória do nosso Estado e da nossa cidade”, explica João.

“Nossa grande preocupação é formar outros coletivos e que outras pessoas também assumam essa responsabilidade”, ressalta o documentarista sobre a importância de se valorizar o registro audiovisual da cultura regional.

Documentário

“O Giro da Folia de Cima” foi filmado por uma equipe de apenas quatro pessoas que rodou a zona rural de Monte do Carmo, Município vizinho de Porto Nacional.

A Folia do Divino é uma manifestação cultural e religiosa trazida de Portugal. “Os missionários religiosos expandiram para o mundo inteiro. Em cada lugar ela se adaptou às características da região onde foi desenvolvida. Ela se incorporou à cultura local. No caso de Monte do Carmo, é uma manifestação de quase 150 anos”, informou João.

De acordo com o documentarista, a dança e o animal utilizados no transporte dos foliões, são aspectos locais incorporados à Folia. “A súcia foi incorporada no último ato, o momento em que os foliões se interagem com o público. Aqui na região, o burro é o animal para transporte do giro da folia, por ser um animal resistente”.