Importantes para o exercício pleno da cidadania e para a execução de diversos serviços no dia a dia, documentos pessoais (Identidade e CPF entre outros), quando extraviados ou perdidos, causam grande transtorno na vida do cidadão. Para colaborar com o cidadão e também evitar que ele tenha despesas com a emissão de segunda via de Carteiras de Identidade, o Instituto de Identificação, órgão vinculado a Superintendência da Polícia Científica da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), inaugura um novo serviço. Trata-se do recebimento, cadastro e pesquisa online de documentos pessoais extraviados.

O serviço de pesquisa online de documentos extraviados é gratuito e já está disponível no site da Segurança Pública www.ssp.to.gov.br na aba “Instituto de Identificação online”, localizada no menu à direita da página.  Basta clicar e ir no item “documentos encontrados”. O serviço ora implantado amplia os recursos já disponibilizados pelo sistema PAPI (Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação) e ainda evitará o pagamento da taxa de segunda via por parte do cidadão, reduzindo, dessa forma, o número de atendimentos por este serviço.

Na prática, qualquer pessoa que tenha perdido seus documentos poderá consultar de forma online a localização dele. Contudo, o documento somente estará no cadastro de documentos perdidos se ele houver sido entregue nas Delegacias de Polícia Civil, Núcleos de Atendimento e Postos de Atendimento do Instituto de Identificação ou órgãos parceiros em todo o Estado. Para resgatar o documento, o cidadão terá que acessar o sistema. Se o documento estiver registrado no PAPI, o sistema informará em qual unidade ele estará disponível para ser retirado.

A diretora de Papiloscopia do Instituto de Identificação, Naídes Cesar Silva explicou que a ideia do sistema aconteceu porque a maior demanda do órgão é por emissão de segunda via de Carteira de Identidade. “Dessa forma podemos ajudar o cidadão a economizar o dinheiro que iria usar para pagar uma segunda via e evitar transtornos vivenciados pela perda de documentos”, disse a Diretora.

Parceiros

Órgãos de fácil conhecimento e acesso de qualquer cidadão estão sendo convidados pela Superintendência da Polícia Científica da SSP-TO para serem parceiros do serviço. O objetivo, conforme a superintendente Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, é que eles recolham estes documentos extraviados e encaminhem aos núcleos e Postos Avançados de Identificação do Estado.

As Delegacias de Polícia Civil, Núcleos e Postos de Atendimento do Instituto de Identificação também receberão esses documentos extraviados. Segue abaixo relação das unidades onde os documentos recuperados poderão ser entregues pelas entidades e órgãos parceiros.

 

Delegacias de Polícia Civil (consultar site da SSP-TO ssp.to.gov.br na aba do lado esquerdo – clicando em Polícia Civil e em seguida Unidades) / https://www.ssp.to.gov.br/policia-civil/unidades/

 

Núcleos e Postos de Identificação

Palmas: 202 Norte, Av. NS 2, Conj. 2, Lts 1 e 2. Plano Diretor Norte, CEP: 77.006-220

Alvorada: Avenida JK, nº 605, Centro – CEP 77.480-000

Araguatins: Rua Nero Macedo, nº 620-A, Centro – CEP 77.950-000

Araguaína: Avenida Parnaíba, nº 1611, Centro – CEP 77.803-110

Araguaína (“É pra já”): NIC Rosa Lúcia Ferreira Jorge 3421-4473 Avenida Cônego João Lima, nº 470, Setor Urbanístico – CEP 77.804-970

Araguaína (Detran): Avenida Perimetral, S/N, Setor Santa Luzia – CEP 77.808-500

Arraias: Rua Independência, Casa 01, Centro – CEP 77.330-000

Augustinópolis: Rua João Heitor Costa, nº 111, Centro – CEP 77.960-000

Colinas do Tocantins: Rua Goianésia, nº 324, Centro – CEP 77.760-000

Dianópolis: Rua José Pitágoras Rodrigues de Melo, nº 135, Setor Nova Cidade – CEP 77.300-000

Figueirópolis: Avenida Bernardo Sayão, nº 1445, Centro – CEP 77.465-000

Goiatins: Avenida 1º de Janeiro, S/N, Centro – CEP 77.770-000

Guaraí:  Rua 01, nº 1613, Centro – CEP 77.700-00.