Deputados federais do Tocantins ficaram retidos em um hotel em Istambul, na Turquia, onde as forças armadas anunciaram um golpe militar contra o governo daquele país. Dentre os deputados estão os do Tocantins Dorinha Rezende e Cesar Halum (PRB).
foto_1638
O retorno ao Brasil estava previsto para este sábado, 16, mas o voo foi cancelado, uma vez que o aeroporto de Istambul encontra-se fechado. A informação é que os deputados permaneceram no hotel até que a situação seja tranquilizada. Apesar do momento de tensão, a assessoria informou que os parlamentares estão bem e recebendo toda a assistência necessária da Embaixada Brasileira, com o embaixador Paulo França. Eles conseguiram embarcar para o Brasil na tarde de hoje.
O deputado Cesar Halum mandou audio onde conta a situação: “A gente se preparava para voltar ao Brasil, aqui são seis horas a mais, e a menos de cinco horas do nosso embarque houve o golpe. É um clima tenso, principalmente na capital Ancara. Aqui em Istambul não há o que ocorreu por lá, troca de tiros, conflitos e combates. Aqui muitos tanques de guerra nas ruas, o aeroporto foi fechado. O exército está nas ruas e aeronaves militares fazem sobrevoo constante. Há uma orientação do exército para que as pessoas não saiam as ruas por dois dias”, disse.
Confira a íntegra do comunicado da deputada Dorinha Rezende: 
COMUNICADO IMPORTANTE
A Assessoria de Imprensa da deputada Professora Dorinha (Democratas) informa que a parlamentar  está retida em um hotel em Istambul, na Turquia, onde as forças armadas anunciaram um golpe militar contra o governo daquele País. Ela e os deputados César Halum (PRB/TO), Evandro Roman (PSD/PR), Cabuçu Borges (PMDB/AP) e Roberto Góes (PDT/AP) foram à Turquia para acompanhar os Jogos Mundiais Escolares, o Gymnasiade 2016 em missão oficial representando a Comissão de Esporte da Câmara.
O retorno ao Brasil estava previsto para este sábado, 16, mas o voo foi cancelado, uma vez que o aeroporto de Istambul encontra-se fechado. A informação é que os deputados devem permanecer no hotel até que a situação seja tranquilizada. Apesar do momento de tensão, a assessoria informa que os parlamentares estão bem e recebendo toda a assistência necessária da Embaixada Brasileira, com o embaixador Paulo França.
Em relação aos atletas brasileiros que participam dos Jogos Mundiais Escolares, a delegação se encontra na cidade de Trabzon, localizada a 900km de Istambul. Segundo informações da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, não há manifestações na cidade e os atletas estão em local seguro.