Dona de Casa: Cooktop ou fogão? Descubra as vantagens de cada um

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 23/04/2019

Última atualização em 23/04/2019 18:58

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Quem está na fase final da reforma ou da construção se vê envolvido em dilemas que antes sequer eram imaginados. A dúvida “cooktop ou fogão”, por exemplo, é um desses questionamentos frequentes. O cooktop é mais bonito e mais prático para limpar. Por outro lado, o fogão convencional é bem mais barato e já vem com o forno.

A escolha ideal deve ponderar esses fatores e as dimensões do ambiente, a arquitetura da cozinha e a funcionalidade que você quer para o cômodo. Se a sua cozinha é pequena ou integrada à sala, o cooktop aproveita melhor o espaço. No entanto, se você utiliza bastante o forno, optar pelo fogão tradicional pode ser mais viável.

Pensando nessas questões, preparamos este post! Ele explica o funcionamento do cooktop, listando as vantagens e as desvantagens entre ele e o fogão convencional para que você possa se decidir. Vamos lá!

COMO FUNCIONA UM COOKTOP?

O cooktop é embutido em um vão da bancada da cozinha. Seu funcionamento pode ser a gás, elétrico ou por indução — que acende apenas em contato com a panela. Essa última opção é, portanto, a mais segura para evitar acidentes domésticos com crianças.

A instalação deve ser feita sobre uma superfície sólida e fria, que suporte o peso e o calor do cooktop. Por isso, as bancadas de mármore ou granito costumam ser o local ideal para instalá-lo. Elas devem ter, no mínimo, 20 mm de espessura.

Também é importante manter um espaço aberto atrás do aparelho, deixando o local sempre arejado e, ao mesmo tempo, livre de correntes de ar que possam atrapalhar as chamas.

Como os cooktops não têm forno, será necessário investir em um forno embutido ou no clássico forninho elétrico. Para favorecer o design da cozinha e aproveitar melhor o espaço, considere montar um nicho com esses aparelhos em um canto do cômodo.

COOKTOP OU FOGÃO?

Agora que você já sabe como funciona um cooktop, já deu para ter uma ideia se o aparelho corresponde às suas expectativas e à sua rotina na cozinha, certo? A seguir, listamos em termos mais práticos as vantagens e as desvantagens do cooktop e do fogão convencional para facilitar a sua decisão.

COOKTOP

Confira os prós e os contras do aparelho!

MAIS MODERNO

Caso você escolha o cooktop, não há dúvidas de que a sua cozinha ficará com um design muito mais moderno e elegante. O aparelho está disponível no mercado em diversas cores e padrões, de modo que você possa escolher o modelo que mais combina com o seu décor.

APROVEITA MELHOR O ESPAÇO

Em cozinhas planejadas, com móveis fabricados sob medida, o cooktop também é a melhor opção, pois se encaixa mais facilmente no projeto. O mesmo vale para cozinhas pequenas ou integradas com outros ambientes.

Nesse caso, além de aproveitar melhor o espaço, a instalação do cooktop favorece a unidade visual da composição, já que o aparelho é bem mais discreto do que o fogão convencional.

MAIOR PRATICIDADE DE LIMPEZA

Essa é uma das vantagens indiscutíveis do cooktop em relação ao fogão. É o fim de toda aquela trabalheira para limpar atrás e nas laterais do eletrodoméstico. Sem falar que, no cooktop, você também não precisa se preocupar com respingos ou pedaços de comida que caem na superfície.

A sujeira ficará sobre a bancada e poderá ser facilmente limpa com água e detergente neutro, evitando manchas e arranhões típicos do uso da esponja ao limpar o fogão comum.

NÃO POSSUIR FORNO

Se a praticidade de limpeza é uma grande vantagem dos cooktops, o ponto negativo do equipamento fica por conta da ausência do forno. Mesmo se você utiliza o forno com menos frequência, é muito difícil ficar sem o equipamento, concorda?

Assim, será necessário investir em um forno embutido — o que demandaria mais espaço na cozinha — ou no clássico forninho elétrico, que até pode ser uma alternativa mais prática em termos de espaço, mas que consome bastante energia.

FOGÃO

Vamos agora aos prós e contra do fogão convencional!

MAIS BARATO

Ele é indiscutivelmente mais barato, especialmente porque não será preciso comprar o forno separado. Caso o fogão seja mais sofisticado ou tenha mais bocas, por exemplo, ele pode até sair mais caro do que o cooktop. No entanto, no “frigir dos ovos”, o custo-benefício compensa pela presença do forno.

Além disso, a instalação é fácil e rápida — sem falar que o design fica mais aconchegante. Inclusive, os fogões tradicionais têm presença garantida para decorações vintage ou em estilo retrô.

MAIOR MOBILIDADE

Você pretende repaginar a cozinha e quer mudar os móveis de lugar? O fogão permite essa mobilidade que o cooktop não tem, pois geralmente a peça já faz parte de um projeto planejado.

Vale lembrar que estamos falando do fogão de piso, aquele tradicional, que fica solto em relação ao armário. Existem também os fogões convencionais embutidos, que são aqueles sem os pés, para embutir nos armários da cozinha. Nesse caso, a mobilidade também é reduzida.

OCUPA MUITO ESPAÇO

Se o seu fogão for do modelo tradicional, de piso, será possível transportá-lo para qualquer lugar da cozinha. No entanto, independentemente do cantinho escolhido, ele roubará um espaço considerável no cômodo, sobretudo os fogões de seis bocas.

Por isso, em cozinhas muito pequenas ou conjugadas, a opção pelo cooktop tende a ser mais viável — desde que haja um lugar seguro e funcional para o forno!

NÃO É PRÁTICO PARA LIMPAR

Já sabemos, mas não custa reforçar. Por mais que o fogão não esteja tão sujo, ele jamais será tão prático de limpar quanto o cooktop.

Não estamos nos referindo apenas à limpeza da superfície do eletrodoméstico: é preciso considerar também o entorno, como a parte traseira e as laterais do móvel. Na limpeza doméstica, você terá o trabalho extra de mover o fogão.

Pronto! Agora você tem as informações necessárias para decidir entre cooktop ou fogão. Analise cuidadosamente os prós e os contras de cada aparelho e relacione-os à rotina do lar — não se esqueça de pensar na arquitetura da sua cozinha.

Independentemente da opção escolhida, o importante mesmo é ter uma cozinha funcional, confortável e que atenda às suas necessidades.

fonte: Casa & Construçao

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]