Maju Cotrim

A deputada federal e presidente dó Democratas no Tocantins , Professora Dorinha foi a primeira entrevistada da série de lives com os presidentes de partidos.

Tranquila, ela comentou a relação com o governador Mauro Carlesse e opinou sobre o cenário de 2022.

“O Democratas tem muitos prefeitos, o momento nosso é de planejamento, de discussão”, disse. Ela falou que o momento e ainda de investimentos e busca por lideranças e pré candidatos para o próximo ano.

“O envolvimento do cidadão e da cidade faz toda diferença”, acrescentou.

Saída de Carlesse

“É uma situação do processo democrático, e uma questão de escolha. Respeito a escolha dele”, comentou sobre a saída do gestor para ir para o PSL, legenda que ele comanda agora.

Posição sobre o governo

A Gazeta perguntou sobre qual a posição de Dorinha com relação á gestão estadual. Ela disse não ser próxima, mas que respeita a gestão.

“O partido não tem nenhum enfrentamento, estamos num processo de discussão pra 2022”, disse.

Ela afirmou que tudo será feito na base do diálogo. “Não tenho nenhuma proximidade, mas respeito o trabalho do governador e qualquer posição tem que vir após de um debate”, disse.

Cadeiras na AL

Sobre as metas na Assembleia Legislativa ela afirmou que o Democratas quer eleger no mínimo de dois a três deputados estaduais.

“O maior desafio é construir um projeto para nosso Estado. Qual a realidade do nosso Estado? Que projeto de Tocantins nós queremos”, disse sobre as pretensões para o próximo ano.

Senado

Dorinha foi citada recentemente pelo pré candidato a governo, Ronaldo Dimas para disputar o Senado e a Gazeta perguntou como ela analisa essa citação de seu nome.

“Agradeço… É um projeto de partido e do ponto de vista político passa por um debate coletivo. Estou exercendo meu terceiro mandato e acho que todo processo passa por um projeto dentro do partido”, disse.

“Fico lisonjeada mas este debate ainda não começou”, disse. Dorinha deixou claro que sua pretensão no momento segue de parlamentar federal. Ela tem ampla base de apoios municipais espalhada pelos municípios.

Governo

Dorinha elogiou todos os nomes colocados como pré-candidatos a governo bem como os cotados pelos bastidores.

“Wanderlei tem história, é um bom nome, o Dimas também tem preparo…o senador Eduardo Gomes é uma liderança que hoje no Senado tem uma presença forte e com certeza um excelente nome… Que possamos discutir projetos! Os nomes colocados e os citados têm bom histórico”, avaliou.

Ela aconselhou ainda os postulantes ao governo: “que haja possibilidade de diálogo pelo Estado que ainda tem enormes desafios. O Tocantins Ainda temos muitas urgências para resolver em 2021”, disse.

Ela citou “Trabalho e renda” como desafios latentes do Estado.

Outro assunto abordado por Dorinha é sobre as candidaturas femininas. O Democratas fará um trabalho forte de busca ativa por perfis de mulheres de representação social.

Relação com Prefeita

Dorinha comentou ainda sobre a relação com a prefeita de capital, Cínthia Ribeiro (PSDB).

“Acredito na importância da prefeita Cinthia, no seu olhar com as pessoas e a cidade, na sua capacidade de trabalhar. Nossa expectativa e respeito com parceiras importantes….”, disse ao lembrar os recursos que trouxe para a capital inclusive a construção da Casa da Mulher Brasileira e investimentos na área do esporte.

“Estou à disposição para continuar este trabalho….”, falou sobre o apoio e ao frisar a importância e peso da capital para o pleito do próximo ano.

Mauro Carlesse

Dorinha respondeu ainda pergunta de leitores da Gazeta que perguntaram como ela avalia o nome do atual governador Mauro Carlesse para o Senado. “Um Caminho legítimo”, disse. A mesma análise ela fez sobre o nome do ex-governador Marcelo Miranda diante da possibilidade do mesmo cargo com quem diz ter boa relação e respeito.

Assista a íntegra da entrevista: