Equipe Gazeta do Cerrado
Uma mulher de 38 anos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região sul da Capital na tarde desta sexta-feira, 28, com sintomas semelhantes aos causados pelo novo Coronavírus (COVID-19). Durante o atendimento ela relatou que iniciou com tosse seca e coriza no último dia 24.
Ela fez viagens internacionais e chegou ao Brasil no último 12/02.
Procurada pela Gazeta do Cerrado, a Prefeitura informou que amostras da paciente foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-TO). A nota também diz que no momento a paciente não apresenta febre, se encontra bem e orientada em isolamento domiciliar.
Outro caso também foi registrado na capital durante esta semana. Um paciente de 22 anos com histórico de viagem à França e Portugal chegando ao Brasil no dia 25/02 e hoje com cefaleia e tosse seca, sem febre.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as duas situações não atendem ao critério de caso do Ministério da Saúde: FEBRE E MAIS ALGUM SINTOMA GRIPAL.
“Mas como estão ainda dentro dos 14 dias após a chegada, que no primeiro caso já até finalizou esse prazo, seguimos o nosso plano de contingência e orientamos aos pacientes o isolamento domiciliar e caso tenham piora do quadro procurem o serviço de saúde por medida de precaução.
Somente no primeiro caso foi feita coleta de swab como síndrome respiratória, os dois pacientes passaram pela França que está na lista do Ministério da saúde. Estamos seguindo os protocolos do ministério da saúde e no monitoramento dos sintomas para aí sim enquadrar como caso suspeito. A amostra foi encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-TO)”.
Veja a íntegra da nota encaminhada pela prefeitura de Palmas á Gazeta do Cerrado no início da tarde deste sábado:
A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que na última sexta-feira, 28, uma paciente de 38 anos com histórico de viagem na Europa (Espanha, Bélgica e França) desde outubro de 2019 chegando ao Brasil no dia 12/02, foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-Sul). A mesma informou que no dia 24 iniciou com tosse seca e coriza. O outro caso foi um paciente de 22 anos com histórico de viagem à França e Portugal chegando ao Brasil no dia 25/02 e hoje com cefaleia e tosse seca, sem febre.
As duas situações não atendem ao critério de caso do Ministério da Saúde: FEBRE E MAIS ALGUM SINTOMA GRIPAL, mas como estão ainda dentro dos 14 dias após a chegada, que no primeiro caso já até finalizou esse prazo, seguimos o nosso plano de contingência e orientamos aos pacientes o isolamento domiciliar e caso tenham piora do quadro procurem o serviço de saúde por medida de precaução.
Somente no primeiro caso foi feita coleta de swab como síndrome respiratória, os dois pacientes passaram pela França que está na lista do Ministério da saúde. Estamos seguindo os protocolos do ministério da saúde e no monitoramento dos sintomas para aí sim enquadrar como caso suspeito. A amostra foi encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-TO).
Secretaria Municipal da Saúde (Semus)