Durante a apresentação do Secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério Saúde, Erno Harzhein, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), sobre a MP 890, que trata de algumas alterações do Programa Médicos pelo Brasil, a deputada Federal Dulce Miranda aproveitou a oportunidade e reforçou o pedido ao Secretário, para que o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) aconteça duas vezes por ano. A sugestão foi feita na manhã desta quarta-feira, 28, em Brasília.
A Deputada disse que já existe uma manifestação do Governo Brasileiro para que essa avaliação a cada semestre, porém faltam alguns detalhes a serem observados, mas isso depende sobretudo de vontade política.
O Secretário informou que a prioridade da MP 890 é fazer as tratativas pertinentes ao Programa Mais médico instituído pelo Governo após a saída dos médicos cubanos do Brasil. “Existe uma escassesz de médicos principalmente nas áreas de vulnerabilidade social e em cidades de menor porte. Queremos colocá-los nesses locais onde faltam profissionais. Iremos ofertar mais 13 mil vagas para todo o País, sendo que 55% delas serão para as regiões Norte e Nordeste”, pontuou.
Pela quantidade de vagas ofertadas, a Deputada Dulce Miranda argumentou que seria um motivo a mais para que o Revalida aconteça duas vezes ao ano. “E por quê não incluir esse tema dentro dessa MP? Uma vez que, os estudantes que saem do Brasil devem ter igual tratamento aos que formaram no País”, defendeu.
A parlamentar disse que o processo seletivo no Brasil para entrar na Faculdade é dificílimo, e os alunos que estudam fora, o fazem não por falta de competência mas pelas dificuldades em si. Dulce Miranda defendeu também que eles devem sim passar pelo padrão brasileiro de Medicina, mas que seja em menos tempo, e não a cada ano.
O Secretário sinalizou positivamente quanto a inclusão do Revalida na MP 890, e disse que o Ministério estará aberto a discutir um formato “sem juízo de valo prévio”, e que trará uma proposta sobre o tema para o relatório do qual será avaliado pelo Congresso e Senado.
Agenda
Ainda pertinente ao Programa Médicos pelo Brasil, no dia 4 de outubro, representantes da Fiocruz estarão na Comissão, e no dia 11 de outubro será a vez do Ministro Osmar Terra.
A deputada Dulce Miranda disse que tem defendido a bandeira do Revalida, e que fará gestão junto a Fiocruz e ao Ministro para que também defendam a causa.
“Eu tenho uma excelente relação com o Ministro Osmar Terra, e sei da sua sensibilidade. Também tenho conversado com colegas parlamentares a respeito do Revalida. Quero sim ajudar os nossos estudantes brasileiros com o Revalida, obedecendo claro às normas brasileiras. Profissionais competentes não podem ser rotulados só porque estudaram foram do País”, finalizou Dulce Miranda.
fonte: Assessoria