“Eu tenho um apreço e respeito grandes pelo trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública, e sei do comprometimento que a Instituição tem para com os mais vulneráveis socialmente”, assim, manifestou a deputada Federal, Dulce Miranda no início da tarde desta terça-feira, 26, em reunião em seu gabinete, com a Defensora Pública-Geral, Estellamaris Postal e os assessores de Projetos e Captação Recursos, Andréa Lopes e Amarildo, ao garantir R$200 mil em emendas para a Entidade.
Com este repasse alguns assentamentos do Tocantins receberão ações de cidadania coordenadas pela Defensoria. Dulce Miranda sugeriu que sejam feitos um levantamento e um diagnóstico nas comunidades a serem atendidas para saber dos moradores as necessidades deles, e a partir desse resultado, atuar na demanda apresentada por quem vivencia o problema.
Para além do compromisso acima firmado, a Defensora fez uma explanação dos projetos e Programas desenvolvidos pela DPE dos quais, segundo Estellamaris, focam sobremaneira em assistir àquelas pessoas que precisam de um suporte social, cultural, jurídico entre outros aspectos, a exemplo do Defensoria Itinerante, que entre os anos de 2017 a 2019 fez 4.548 atendimentos no Estado, com assistência jurídica in locu para a população.
Os Defensores da Cidadania foi outro projeto mencionado por Estellamaris com o objetivo de promover a educação em direitos humanos nos espaços sociais (escolas, centro comunitários, abrigos, etc), com o intuito de sensibilizar e conscientizar as pessoas em relação ao tema.