Uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) prendeu na sexta-feira, 05, nos trilhos da Ferrovia Norte Sul, próximo ao Pontilhão do Lago do Estreito, município de Aguiarnópolis, dois indivíduos suspeitos de porte ilegal de arma de fogo e transporte ilegal de espécimes da fauna sem autorização. Com a dupla os policiais apreenderam duas armas de fogo de fabricação artesanal, calibres 28 e 36, quatro aves silvestres abatidas, apitos para chamar aves ou animais, porções de pólvora negra e chumbo, capsulas de munições intactas e deflagradas.

PM apreende animais silvestres abatidos e armas de fogo com caçadores ilegais em Aguiarnópolis.

A PM recebeu denúncia sobre a prática de caça ilegal nas proximidades da Ferrovia Norte Sul. No local indicado os militares ouviram dois disparos de arma de fogo e em seguida visualizaram os dois indivíduos suspeitos nos trilhos da Ferrovia. Os homens estavam com as armas de fogo no ombro e portavam duas mochilas com as aves silvestres abatidas e o restante do material.

Durante a abordagem os militares questionaram os indivíduos se eles portavam algum tipo de licença dos órgãos ambientais pra os transporte dos animais silvestres, e também documentação para o porte das armas. Como os homens não apresentaram a documentação exigida pelos órgãos competentes, foram encaminhados à Delegacia de Polícia na cidade de Tocantinópolis, para os procedimentos legais cabíveis.

Redes apreendidas

Redes apreendidas pelo Batalhão Ambiental da PM durante fiscalização.

Ainda no mesmo dia, outra equipe do BPMA, durante fiscalização aquática no Rio Javaé e Loroti, nos municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão,  realizaram a apreensão de 486 metros de redes malha 10. Os proprietários não foram encontrados no local. Todo material predatório foi apreendido e conduzido à Sede do Destacamento Ambiental de Formoso do Araguaia.

Fonte: PMTo